Rio volta a sofrer alterações no nível

Hemerson Pinto

Apesar de se manter acima do nível desde a última segunda-feira, o rio Tocantins ainda não é preocupação de algumas pessoas que moram próximo ou fazem a travessia Imperatriz/Bela Vista diariamente. Na última informação da Defesa Civil sobre o volume de água que subia as margens, o rio apresentava-se em pouco mais de quatro metros acima no normal.
Para a dona de casa Maria do Carmo, moradora do povoado Bela Vista, a travessia ainda é segura, mesmo com alterações na velocidade da água. “Até de canoa eu ainda arrisco atravessar, ainda não faz perigo. A água é forte, mas a gente atravessa com gente que já sabe o ‘jeito’ da água, não tem perigo não”, garante.
O comerciante João Cavalcante trabalha há mais de 20 anos no Porto da Balsa. No mês de janeiro, ele chegou a deixar o ponto comercial durante oito dias. “A Defesa Civil veio me avisar que a água estava para chegar aqui. Fiquei com medo, tirei toda a mercadoria o mais rápido que pude e levei para casa. Esperei e a água não chegou. Voltei. Depois disso ela subiu outra vez, mas eu fiquei atento, e com o conhecimento que a gente tem, estou aqui até hoje”, conta.
Seu João informou que da manhã de segunda-feira até o meio dia de ontem, o rio teria reduzido o volume de água em pelo menos 1 metro. “Terça de manhã ele (rio) trouxe a água de volta. Ontem ela tomou o piso da casinha onde o pessoal espera os barcos para atravessar e os funcionários da Pipes já puxaram a barraca de vender passagem um pouco mais pra trás. Mesmo assim, não acredito que teremos enchente não”.