Hemerson Pinto
A presença de bancos de areia e pedrais ao longo do rio Tocantins é sinal do resultado da falta de chuvas na região. De acordo com informações da Defesa Civil do Município, o nível do rio começou a semana em 2,40m abaixo do normal, o que não é nada comum para um mês de dezembro.
Desde o mês de outubro, as chuvas que eram aguardadas não caíram e as hidrelétricas vêm operando vazões pouco acima de 1200m³ de água por segundo. Os bancos de areia e as pedras obrigam os barqueiros, mesmo aqueles mais experientes, a dobrarem a atenção nos percursos que fazem diariamente transportando passageiros e cargas.
Próximo ao Cais, alguns barqueiros até atracam os barcos um pouco mais distante da margem. A Praia do Meio e a Praia do Cacau apresentam uma área extensa de terra. Mas, ao invés de atrativo, a Defesa Civil recomenda: é perigoso.
Da mesma forma, na margem tocantinense, a quantidade de areia que pode ser visualizada não é comum para este período do ano.
Institutos que trabalham com a previsão do tempo apontam a possibilidade de pancadas de chuva na região entre a próxima quinta-feira e o domingo, 13 de dezembro.
Comentários