Carlos Gaby/Assimp
Em pronunciamento na tribuna na sessão de terça-feira (07), o vereador Rildo Amaral (Solidariedade) elogiou o governador Flávio Dino pela implantação do serviço de oncologia pediátrica em Imperatriz. A unidade, que funciona em anexo do Hospital São Rafael, foi entregue pelo governador no dia 1º de novembro.
“Lembro que o primeiro caso de câncer no coração registrado no Maranhão foi de um garotinho de Imperatriz. Sua família e amigos enfrentavam muitas dificuldades para que ele fizesse o tratamento fora. Foi um caso emblemático. E agora nós temos esse serviço de oncologia pediátrica em Imperatriz graças à sensibilidade e à determinação empreendedora do governador Flávio”, registrou o vereador.
Segundo Rildo, o governador “é um homem que coloca os interesses da população acima da política”.
“Só um homem que perdeu uma irmã de câncer e um filho ainda muito jovem sabe a importância dessas ações. E lá, na entrega da unidade de oncologia, o governador recebeu o reconhecimento merecido por mais essa ação na área da saúde aqui em Imperatriz”, disse o vereador.
Serviço
O serviço de oncologia pediátrica clínica e cirúrgica beneficiará crianças das regiões de saúde de Imperatriz, Balsas, Barra do Corda e Açailândia, totalizando 43 municípios, preenchendo um vazio assistencial desse público, que até então precisava, por exemplo, se deslocar para São Luís. A Unidade de Oncologia Pediátrica funciona no anexo do Hospital São Rafael.
Com atendimento regulado, a Unidade de Oncologia Pediátrica, em Imperatriz, conta com 12 leitos para oncologia pediátrica clínica, 5 para a cirúrgica e 2 leitos de UTI. A capacidade instalada é de 54 atendimentos por mês nos leitos clínicos e 25 no cirúrgico. O investimento mensal do Governo será de R$ 205.402,23 para oferta do novo serviço.
A unidade conta com consultas médicas especializadas, exame laboratorial e diagnóstico por imagem (radiologia, tomografia, ressonância magnética, medicina nuclear, ultrassonografia, radiologia). Os pacientes contarão com atendimento médico oncológico clínico pediátrico, além dos serviços conveniados disponíveis no Hospital São Rafael.
Comentários