O nível do rio Tocantins, em Imperatriz, voltou a subir nessa quinta-feira, 8, e deixou famílias ribeirinhas desabrigadas. Até o momento, o monitoramento da Superintendência Municipal de Proteção e Defesa Civil registra elevação de sete metros acima do leito normal. Em parceria com as secretarias municipais de Infraestrutura, Limpeza, Planejamento Urbano e Agricultura, equipes da Defesa Civil auxiliam na mudança dos moradores atingidos para o Parque de Exposições Lourenço Vieira da Silva.
O superintendente da Defesa Civil, Josiano Galvão, disse que a vazão do rio vai aumentar até o fim de semana. “Estamos trabalhando diuturnamente na retirada dessas famílias e alojando no parque de exposições. Moradores que preferiram ir para casa de parentes, amigos ou outra localidade também estão recebendo apoios de todos os órgãos envolvidos”, enfatiza.
Cerca de 100 famílias dos bairros Porto da Balsa, Caema e Curtume já tiveram as casas alagadas e foram retiradas. “Todos estão cientes da possibilidade de enchente, entretanto há aqueles que resistem em deixar suas casas”, afirma o superintendente.
O Parque de Exposições recebeu limpeza e dedetização nos abrigos para receber as famílias. O prefeito Assis Ramos agradece o “apoio de todas as instituições que se disponibilizaram em ajudar os ribeirinhos, como o Corpo de Bombeiros, pelo auxílio na remoção dos moradores, e o espaço cedido pelo Sindicato Rural de Imperatriz”.
No início da semana, as famílias foram alertadas sobre o risco de enchente. “O rio subiu muito rápido, fomos avisados pela Defesa Civil a tempo e estamos recebendo toda a assistência da prefeitura nesse momento”, destacou a moradora Luciana Trajano. (Francisco Lima - Ascom)
Comentários