A Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (SINFRA) já está programando a limpeza dos cinco principais riachos que cortam a cidade para evitar os alagamentos que acontecem invariavelmente durante o inverno com o cair das chuvas.
De acordo com o titular da SINFRA, Roberto Alencar, os riachos só podem ser limpos após as primeiras chuvas, para que os trabalhadores não tenham complicações com doenças inerentes às condições dos leitos que se encontram empesteados com todo tipo de lixo que recebe.
Pessoas que não têm uma consciência ambiental jogam objetos como móveis velhos, animais mortos, entre outros. Os primeiros colaboram com o assoreamento (entupimento) do riacho, enquanto os animais mortos contaminam as águas causando doenças.
"Por essa razão é preciso esperar pelas primeiras chuvas para que os servidores da SINFRA que realizam esse serviço não sejam contaminados com doenças", observa o secretário, ressaltando que, a partir de então, o trabalho pode ser realizado com mais segurança.
O secretário Roberto Alencar orienta as pessoas que não joguem lixo na rua, pois de qualquer lugar que ele for atirado vai sempre entupir uma boca de lobo, causando inundação na cidade. "Com a inundação vêm os transtornos para a população", observa Alencar.
Ele observa, ainda, que o lixo jogado no leito dos riachos causa o mesmo impacto negativo em outra ordem. "Com o lixo, os riachos entopem os seus leitos, razão porque não há vazão da água e essa tende a atingir as residências que estão situadas às margens dos riachos".
Segundo Roberto Alencar, para evitar alagamentos nas ruas e nos riachos é preciso que as pessoas tenham a consciência que não podem nem devem jogar lixo de qualquer natureza nas ruas e nos riachos. "Nossas equipes estão nas ruas recolhendo o lixo da cidade", conclui o secretário. (Domingos Cezar/ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15515
Riachos de Imperatriz serão limpos após as primeiras chuvas
Sinfra recomenda que a população não jogue lixo nos riachos para evitar inundação
Comentários