Prevista, inicialmente, para acontecer no último dia 18 de julho, a reunião das comissões que integram o Fórum Municipal de Educação com o objetivo de apreciar o Plano Municipal de Educação (PME) foi adiada para o próximo dia 6 de agosto.
A informação foi prestada pela coordenadora do Fórum Municipal de Educação, Maria de Fátima Vale de Sousa, a qual vem comunicando a todos os representantes das entidades que integram o Fórum da necessidade do adiamento do encontro.
A coordenadora informa ainda que, em face aos trabalhos que estão acontecendo em regime intensivo, o Fórum vai fornecer alimentação a todos os participantes. Maria de Fátima comunica também que a reunião se realizará no auditório da SEMED, a partir das 8h.
Ela acredita que até o dia 6 de agosto, as comissões finalizam a elaboração do Plano Municipal de Educação. De acordo com a coordenadora, o Plano é criado a partir de responsabilidades, funções e metodologia de trabalho que envolve entidades representativas de classe e órgãos públicos.
O secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, afirma que a elaboração do PME está previsto na Lei 10.172, de 9 de janeiro de 2001, a qual estabeleceu o Plano Nacional de Educação (PNE) que está sendo copiado, a partir da necessidade e característica de cada município.
"É fundamental esclarecer que o PME não é um Plano do Sistema ou da Rede Municipal de Ensino, mas um Plano de Educação do Município", afirma Zesiel Ribeiro, explicando que o plano é integrado ao PEE e PNE, porém dentro da realidade, vocação e as políticas públicas do município.
O secretário informa ainda que o PME consiste no planejamento de ações que serão realizadas no prazo de dez anos em prol da educação de Imperatriz. "Este plano envolve órgãos da esfera municipal, estadual, poder legislativo, Ministério Público, instituições educacionais, entidades representativas de classes e conselhos das mais diversas áreas", concluiu. (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários