Sob a liderança da titular da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulher – SMPM, Maria da Conceição Medeiros Formiga, representantes de várias secretarias do governo municipal se reuniram na tarde dessa terça-feira, na sede do Centro de Referências de Assistências à Mulher – CRAM, visando dar continuidade à elaboração do Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulheres.
O Plano, de acordo com a secretária Conceição Formiga, é uma exigência da Secretaria Nacional de Políticas para Mulher, para que a Secretaria – em nível municipal – possa participar de todos os programas inerentes à defesa e proteção da mulher, bem como ter acesso aos recursos federais que são destinados às prefeituras visando estruturar o combate à violência contra a mulher.
“Daí a importância desse Plano”, observa Conceição Formiga, lembrando que o município de Imperatriz procura dar um bom exemplo elaborando o documento, “assim como Imperatriz se tornou modelo em criar uma Secretaria da Mulher, cujo órgão vem correspondendo ao anseio da classe feminina”, destaca Formiga, observando o esforço do prefeito Sebastião Madeira ao criá-la.
Na reunião dessa terça-feira (24), o Grupo de Trabalho Intersetorial – GTI, integrado por servidores de várias secretarias do governo municipal, esteve empenhado na elaboração do Plano. A Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (Sepluma) apresentou ideias referentes ao seu setor, enquanto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico tratou de questões inerentes à geração de emprego e renda.
Conforme informou a secretária Conceição Formiga, o grupo tratou ainda dos denominados eixos temáticos, que debateu a saúde das mulheres, direitos sexuais e direitos reprodutivos; autonomia econômica e igualdade no mundo do trabalho com inclusão social, desenvolvimento sustentável com garantia de justiça ambiental, soberania e segurança alimentar.
Conceição Formiga informou ainda que a Fundação Cultural de Imperatriz (FCI) ficou de apresentar na reunião o esboço da questão cultural do município a ser abordado no Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulher, o qual, segundo a secretária, se tornará público brevemente. “O esboço que envolve as questões culturais do município vem enriquecer ainda mais o Plano”, conclui Formiga. (Domingos Cezar – Comunicação)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14386
Reunião do GTI movimenta várias secretarias do governo municipal
A Secretaria da Mulher visa elaborar Plano Municipal de Políticas Públicas para Mulher
Comentários