Membros do COMMAM em reunião ordinária

Domingos Cezar

O Conselho Municipal de Meio Ambiente (COMMAM) vai se reunir extraordinariamente, a partir das 16h, no auditório do Shopping Imperatriz, para tratar de importantes pautas, como a realização de um fórum ambiental, que deverá acontecer no mês de junho, e da gincana ecológica, que deverá ocorrer em junho. Esta se realizará em parceria com a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Sedel).
A informação foi prestada pela presidente do Conselho, bióloga Ivanice Cândido Falcão Almeida, a qual adianta sobre a necessidade da presença dos conselheiros titulares em face à importância da organização dos eventos. Na ocasião, os conselheiros vão escolher a temática e o principal palestrante do Fórum. Da mesma forma, escolherão a data da realização da gincana e órgãos que vão participar.
No pré-projeto organizado pelo assessor Reynaldo Barreto, sugere-se o título da gincana ecológica, “Preservação Ambiental: Compromisso de todos”, e sua realização no dia 14 de julho. O projeto deve envolver alguns órgãos da administração municipal, como a Secretaria de Educação, Superintendência de Defesa Civil, Secretaria de Planejamento Urbano e Meio Ambiente, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, entre outras interessadas.
A coordenação sugere – como aconteceu no ano passado – contar com o apoio da Marinha do Brasil, 50º BIS, 3º Grupamento do Corpo de Bombeiros e profissionais da Secretaria Municipal de Saúde. A gincana, de acordo com a presidente Ivanice Cândido e o secretário de Esportes, Neto da Ampere, pretende movimentar toda a classe estudantil, ambientalistas e pessoas da comunidade que se preocupam com as questões ambientais, mas principalmente com o rio Tocantins.
Fórum Ambiental – Por sua vez, o Fórum Ambiental da Região Tocantina “Saúde e Desenvolvimento Sustentável: Necessidade de todos” está previsto para se realizar nos dias 4 e 5 de junho, dentro da Semana do Meio Ambiente, no auditório do Palácio do Comércio. O evento contará em sua equipe organizadora com membros do COMMAM e servidores da Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Municipal de Educação e Superintendência Municipal de Defesa Civil.
Tem como público alvo a sociedade de uma forma em geral, associações, federações, confederações, educadores, entidades culturais, escolas, estudantes, fóruns sociais, institutos, movimentos sociais, ONGs, sindicatos, universidades, faculdades, outras organizações e pessoas interessadas. Ivanice Cândido informou também que o COMMAM está agendando um palestrante de nível nacional, mas descartou a presença de Marina Silva, como foi proposto, uma vez que não havia espaço em sua agenda na data proposta.