Objetivo é planejar ações preventivas e repressivas de segurança no município

Na manhã dessa segunda-feira, 26, no Ministério Público foi realizada a primeira reunião do Gabinete de Gestão Integrada, presidida pelo prefeito Assis Ramos, o representante da Guarda Municipal de Imperatriz, José Ribeiro, e o promotor de Justiça, Ossian Bezerra, onde trataram dos objetivos da implantação do GGI.
Estiveram presentes representantes da Marinha, Força Aérea, Ministério Público, Corpo de Bombeiros, Justiça Federal, 50 BIS, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Sistema Penitenciário, Secretárias Municipais de Trânsito, Transporte, Meio Ambiente e Ouvidoria. Foram debatidos pontos cruciais da implantação, como uma sede para realização das reuniões, escolha de suplentes, e detalhes da aprovação do regimento. Tendo como presidente da Gestão Integrada o prefeito Assis Ramos. 
O promotor Ossian Bezerra abriu a reunião destacando os objetivos principais do GGI, que tem como principal finalidade integrar instituições municipais e estaduais em prol da segurança pública. Segundo ele, essa integração contribui significativamente nas ações realizadas pelos órgãos de segurança, melhorando os trabalhos prestados, pois um complementa o outro. "A Polícia Militar, trabalhando em conjunto com o poder municipal, ajudará muito no desenvolvimento do trabalho, pois o suporte será mais reforçado. É uma localidade que tem uma iluminação precária, uma rua de difícil acesso, o que dificulta a ação da polícia, em parceria com a prefeitura, faz uma solicitação ao órgão competente, contribuindo na melhoria do trabalho e facilitando o combate à violência", afirma.
Para o prefeito Assis, fazer a integração desses órgãos é um desafio, porém as ações terão mais eficácia, pois o objetivo maior é unir as forças de segurança, e segundo ele, essa primeira reunião foi fundamental para alinhar detalhes, antes da aprovação do regimento. "Hoje estamos apresentando o regimento interno, e esperamos unir todas as forças de segurança pública, para a gente planejar ações de segurança no município, sendo ações preventivas e repressivas. Isso tudo será debatido, não é o prefeito quem vai determinar o que vai ser feito, e sim com a contribuição do município e órgãos do Estado".
As secretarias municipais de Trânsito e Transporte; Infraestrutura e Serviços Públicos; Desenvolvimento Social; Política para Mulher; Esporte, Laser e Juventude; Saúde; Educação e Defesa Civil; e da Procuradoria Geral do Município compõem o GGI-M. A Gestão Integrada é formada por todos os segmentos que compõem a Segurança Pública, por decisão em consenso, sem hierarquia respeitando as autonomias institucionais dos órgãos competentes. (Mariana Campos-Ascom)