A promotora de justiça Samara Cristina Mesquita Pinheiro Caldas promoveu, na manhã dessa segunda-feira, 29, na 7ª Promotoria Criminal de Imperatriz, para tratar da prevenção e combate aos crimes de menor potencial ofensivo ocorridos no trânsito da cidade.
Participaram do encontro o Inspetor Substituto da Delegacia de Polícia Rodoviária Federal de Imperatriz, Anísio Gomes de Almeida Neto; o Major Edeilson, comandante do 3º BPM de Imperatriz; o secretário municipal de Trânsito, José de Ribamar Alves Soares; o chefe da 1ª Ciretran, Roberto Bitar; e Jasson Natercio Correia Pereira, representante da Delegacia de Acidentes de Trânsito.
A reunião teve como objetivo a discussão da atual situação do trânsito na cidade, visando a formalização de parcerias e a realização de campanhas de prevenção, intensificando o número de blitzen e a fiscalização, bem como promover o intercâmbio entre todos os órgãos ligados, direta ou indiretamente, ao trânsito da cidade.
“É fundamental que o Ministério Público se posicione não somente na repressão dos crimes ocorridos no trânsito, mas, sobretudo, na realização de campanhas preventivas, de modo a educar o cidadão, visando a redução dos índices alarmantes de acidentes que estão ocorrendo na cidade de Imperatriz”, afirmou a promotora.
Samara Cristina acrescentou que o número de TCOs que chegam ao Juizado Especial Criminal de Imperatriz são em número muito inferior ao número de acidentes com vítimas que ocorrem na cidade, considerando que dos doze crimes existentes no Código de Trânsito Brasileiro, dez são de competência dos Juizados Criminais.
Neste mesmo sentido a titular da 7ª Promotoria Criminal pontua, de forma enfática, que é necessário criar um elo entre todos os órgãos que atuam nas ocorrências de trânsito para que a persecução penal desses crimes atendam ao princípio da celeridade e minimizem o sentimento de impunidade atualmente presente na população imperatrizense. (Redação: CCOM-MPMA)