Hemerson Pinto
Rodovia federal importante para o Brasil, a Belém-Brasília passa por Imperatriz. A BR-010, como é conhecida neste trecho, no perímetro urbano da segunda maior cidade do Maranhão, é cortada por retornos que permitem a travessia de veículos de uma marginal a outra. Segundo alguns condutores de carros de passeio, caminhões, ônibus e motocicletas, são cruzamentos perigosos que registram vários acidentes.
“Na minha opinião, são retornos perigosos, e à noite principalmente aqueles em frente ao aeroporto, pois ali é escuro por causa dos aviões que precisam ter a posição correta das luzes da pista de pouso. Assim a BR fica escura e muita gente se confunde com os faróis dos veículos. Um amigo meu estava no carro dele e foi atravessar do lado do aeroporto para o lado do bairro Bacuri. Uma moto com o farol fraco passava no meio. Ele acreditou que ela estava mais distante e avançou. O motociclista bateu no carro dele e foi a maior confusão”, lembra o pedreiro José Maria.
Nos retornos localizados na entrada dos bairros Maranhão Novo (marginal direita) e Vila Lobão (marginal esquerda), apesar da sinalização recém-instalada, alguns abusos são registrados. “Gente que não tem paciência, e paciência é fundamental no trânsito. É comum vermos exageros naquele trecho. O motorista não quer perder alguns segundos esperando passar quem vem na preferência, na pista central, e arranca com tudo. Acontece várias vezes ao dia. Isso é perigoso”, alerta o homem que se identificou apenas como Raimundo, que trabalha no serviço de táxi-lotação.
Próximo à Avenida Bernardo Sayão, motoristas costumam esperar alguns minutos para fazer a travessia da BR-010. “A gente sai da marginal esquerda para atravessar a pista e pegar a Bernado Sayão. Quando você olha e vê duas filas de carros, uma de um lado e outra de outro, a vontade é de avançar para ganhar tempo, mas aí você lembra que é contra as regras do trânsito e pode até ser fatal. Se pensar duas vezes, espera”, afirma a estudante Camila Pinheiro.
Quem anda no sentido contrário, sai da Avenida Bernardo Sayão para assumir a pista central ou tomar a marginal esquerda, afirma que é uma passagem mais tranquila. “Os carros que vêm pela marginal direita ao lado do 50º BIS ficam mais longe da saída da Bernardo Sayão, então para quem quer deixar a avenida fica um pouco mais fácil do que quem vai entrar nela vindo pela BR”, comenta o auxiliar administrativo Carlos da Cruz.
Mais à frente, o perigo está nos cruzamentos da BR-010 com as avenidas JK (entrada do bairro 5 Irmãos) e Silvino Santis (entrada do bairro Imigrantes), a antiga ‘Rua do Gás’. “Mas a JK eu considero mais crítica a situação lá. Tem uma quantidade maior de veículos saindo da JK para entrar na BR. Se você fica muito tempo parado na JK, logo começam a buzinar e reclamar de você. Causa constrangimento e deixa impaciente. Na ‘Rua do Gás’ o movimento de entrada e saída de veículos é bem menor e assim fica mais fácil. Mas todo cuidado é pouco”, completa Carlos.
Outro retorno citado por motoristas e motociclistas ouvidos por O PROGRESSO é o que fica nas proximidades do setor da antiga rodoviária. Apesar de ter o trânsito controlado por semáforo, segundo alguns motoristas, após as 21h é fácil registrar avanços de sinal vermelho. O cruzamento da BR-010 com a Avenida Jacob também foi citado. Outro onde já aconteceram acidentes fatais.
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