O programa Bolsa Família, que transfere renda diretamente para as famílias como forma de garantir o direito à alimentação adequada, à educação e à saúde, beneficia milhares de famílias em Imperatriz. A informação é do coordenador do Bolsa Família, Junison de Souza Silva.
Segundo ele, o dinheiro do Bolsa Família pode ser usado para comprar alimentos ou para qualquer outra despesa importante para o desenvolvimento da família. “O programa incentiva a educação das crianças e dos adolescentes e a melhoria da saúde das crianças, das mulheres grávidas e mães que estão amamentando”, disse.
Junison Silva assinala que os “beneficiários do Bolsa Família também são atendidos por outros programas e políticas sociais do governo federal, como tarifa social de energia elétrica; cursos de alfabetização, de educação de jovens e adultos e de qualificação profissional; ações de geração de trabalho e renda e de melhoria das condições de moradia, além de isenção de taxas de concursos públicos federais.
Retardatários - Ele observa que o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) orienta que seja feita “lista única” das famílias que há mais de dois anos estão sem atualizar os dados cadastrais no programa Bolsa Família. “Nós verificamos que são quase nove mil famílias nessa situação. O prazo final é 30 de dezembro deste ano, pois temos enviado correspondências e realizado visitas in loco para atualizar o cadastro das famílias”, garante.
Junison Silva diz que palestras são realizadas em diversas instituições com o objetivo de conscientizar a comunidade imperatrizense a denunciar casos de famílias que realmente não necessitam do apoio do programa Bolsa Família.
“Essas pessoas poderão denunciar esses casos diretamente na coordenação do programa, pois terão a identidade preservada. Bastam nomes e endereços para a fiscalização apurar in loco a situação financeira da família beneficiada pelo Bolsa Família”, disse ele, que pediu a colaboração da comunidade de Imperatriz.
Ele informa ainda que para a família participar do programa, terá que realizar inscrição no cadastro único na coordenação local do Bolsa Família. O gestor municipal é quem faz o cadastramento e a atualização das informações das famílias. “A família é a responsável pelas informações dadas ao gestor na hora de fazer o cadastro”, explica.
Atualização - O coordenador do Bolsa Família esclarece que os beneficiários do programa precisam atualizar, se ocorrer, mudança de endereço; mudança de cidade; transferência da escola das crianças e adolescentes; mudança de renda familiar; aumento ou diminuição do número de pessoas da família e mudança do responsável pela família. (Comunicação)