O que Imperatriz tem a oferecer em produtos e serviços? Uma infinidade de opções, sendo que parcela significativa destes negócios esteve reunida na Feira do Comércio de Imperatriz (Fecoimp), que terminou sábado (16). Como disse o tema desta décima sétima edição da Fecoimp, "Todos os negócios se encontram aqui", de fato o evento foi uma grande mostra do potencial econômico das empresas da região. No último dia do evento, sábado, alguns patrocinadores e apoiadores comentaram sobre a participação na maior feira multissetorial do Maranhão.
Para o coordenador do Salão do Empreendedor, Mauro Borralho de Andrade, a experiência do Sebrae na Fecoimp é o registro de uma avaliação coroada de êxito. "Essa parceria nos possibilitou a presença importante do empresariado de todo o estado. Trouxemos casos de sucesso de empresas e startups de Imperatriz e São Luís e startups", afirma.
O Sebrae atua fortemente na área de mercado, educação empreendedora, serviços financeiros, inovação e tecnologia. Ainda de acordo com Borralho, "procuramos valorizar empresas que estão se desenvolvendo e cresceram na região. Em um ambiente como este, as empresas têm oportunidade de expor para a sociedade o que têm de melhor para oferecer", comenta. Sobre a possibilidade de exposição e novos negócios, o coordenador do Salão do Empreendedor afirma que a Fecoimp oportuniza conhecimento, acesso à inovação, tecnologia, relacionamento e novas ideias. "Toda essa troca premia o evento", finaliza Mauro Borralho.
O gerente de Operações Ferroviárias da VLI, Fabiano Rezende Silva, afirmou: "A Fecoimp acontece com o apoio de muitas empresas porque tem como principal interesse o desenvolvimento de Imperatriz e região". A VLI é uma empresa integrada com portos, ferrovias e terminais. Para Fabiano, a feira permite que a população conheça os fornecedores e prestadores de serviço presentes na região tocantina. "Em decorrência do volume de negócios, nosso objetivo é transformar a logística do Brasil. Sem dúvida nenhuma, a Fecoimp é uma excelente oportunidade para uma aproximação com os atuais clientes e clientes em potencial.
O segmento bancário é outro parceiro de longa data da Fecoimp, figurando ano a ano com representantes entre os patrocinadores da feira e desenvolvendo ações de atendimento, negócios e investimentos. Na edição de 2017 da feira, o Banco do Nordeste, Banco do Brasil e Banco da Amazônia foram patrocinadores e expandiram seus negócios a partir da feira.
Para o gerente de negócios do Banco do Nordeste, Francinato Meneses de Sousa Oliveira, a Fecoimp não termina no sábado. "Para nós, a feira vai se prorrogar por um bom tempo". Segundo ele, a quantidade significativa de negócios se estende para os próximos meses. "Como todos os anos, a gente consegue bons negócios na Fecoimp. Boa parte ainda vai se concretizar nos próximos dias", completa.
Tendo como público-alvo representantes de micro e pequenas empresas, o Banco do Nordeste apresentou aos clientes as taxas de juro e serviços. "Durante a feira, a gente conseguiu, provavelmente, na ordem de 500 mil reais em negócios. É uma quantidade significativa para um curto espaço de tempo", comenta. Ainda de acordo com Francinato, a Fecoimp representa algo muito importante no sentido de mostrar aos empresários uma visão ampla do que a cidade pode oferecer.
O superintendente regional do Banco do Brasil, Raul Abu Bark, também frisou que o banco é um dos que estão na feira, praticamente, desde o começo, "trazendo novidades ao público, despertando sempre a motivação e superação, principalmente, para enfrentar o momento que o país passa: motivar é sempre muito importante", disse.
A gerente geral do Banco da Amazônia, Arileia Rosana, destacou que o objetivo do banco na feira era reafirmar o compromisso com alguns clientes que participam do evento. "Queríamos alcançar, na feira, outros clientes que não tínhamos ainda a oportunidade de atender e o evento fomenta sempre novas parcerias e investimentos", frisou.
Durante os dias de Fecoimp, os gerentes e superintendentes presentes nos estandes do evento demonstravam muita animação com a feira. Cada agência com suas peculiaridades e ações para os clientes, o gerentes foram unânimes em afirmar que esperavam superar os números e contatos das edições passadas. A gerente do Banco do Nordeste em Imperatriz, Gleyciellen Fonseca, comentou: "O nosso banco já é um parceiro antigo e, nos anos anteriores, conseguimos ter sempre boa visibilidade de nossa marca, além de estabelecer diversas parcerias com novos clientes e parceiros institucionais no evento. Este ano foi ainda melhor", disse.
Na avaliação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Imperatriz (ACII), Hélio Araújo, os parceiros são muito importantes para a realização da Fecoimp. "É importante enfatizar que não há como fazer uma feira desta magnitude sem parcerias. E essa relação com diversos apoiadores transforma a feira em um espaço melhor a cada ano. Este ano, a feira é realizada em parceria com o Governo do Estado do Maranhão, através da Secretaria de Indústria e Comércio - Seinc; e Secretaria de Cultura e Turismo - Sectur; Emap - Porto Itaqui; Grupo Mateus; Fecomércio; VLI - Valor Logística Integrada; Suzano Papel e Celulose; Prefeitura Municipal de Imperatriz; Devry Facimp; Fiema; Programa de Desenvolvimento de Fornecedores - PDF; Banco do Brasil; Banco do Nordeste; Banco da Amazônia e Governo Federal. O evento é apoiado pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas- Sebrae; Conselho de Jovens Empresários de Imperatriz - Conjove; Serviço Social do Comércio do Maranhão - Sesc, 50º Batalhão de Infantaria de Selva - 50º BIS, Rio Anil Transporte e Logística Ltda - Ratrans e Gráfica Tauá.
Expositores comemoram vendas
Os quatro dias de Fecoimp foram de intenso movimento nos estandes e no Espaço Gourmet, com muitas vendas, negócios fechados, visitas técnicas agendadas e uma variedade na programação cultural. Conquistar clientes é o principal objetivo de quem participa de uma feira. Pela vibração dos expositores, a meta foi cumprida.
Para a consultora de viagens, Daniele Godói, o cuidado e a preocupação em ambientar o estande da agência de turismo Denitur com elementos da Disney chamou bastante atenção do público, atraindo interessados e curiosos. "Focamos na divulgação do pacote de viagem para Disney-2018, pensando no grupo de famílias que circula aqui", afirma. Daniele conta, ainda, que desde o primeiro dia da feira, a agência efetuou vendas e cadastrou clientes em potencial. "Nossa ideia inicial era dar visibilidade para a empresa, não esperávamos o retorno imediato", celebra.
Participando pela primeira vez da feira, o expositor Phelippe Duarte, do Chopp da Brahma, comemora as vendas durante a feira. Em média, foram vendidos 200 litros de chopp. Pelo fato de ser novidade nesta edição, os negócios superaram as expectativas. Além de degustar a bebida, os clientes puderam conhecer o serviço que é novidade na cidade: o Chopp Brahma Express. Esta oferta consiste em atender às pessoas de maneira personalizada para a realização de qualquer evento.
O expositor Marco Aurélio Carlone, que participa pela segunda vez da Fecoimp, se empolga a falar da procura e interesse do público pelos hambúrgueres da Mr. Paco. "A quantidade de pessoas que veio nos procurar foi prazeroso. Muitos vieram em uma noite e, para nossa felicidade, retornaram no dia seguinte ou indicaram o nosso produto para alguém", comemora. Marco conta que, em média, foram 80 a 100 hambúrgueres vendidos para cada dia de evento. Para definir a Fecoimp, ele fala com entusiasmo que o evento permitiu dar visibilidade para o trabalho que ele desempenha com muito esforço e dedicação.
Desde o começo da organização desta edição da feira, a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz, que organiza a Fecoimp, frisou a intenção de fazer com que os negócios efetivamente ocorressem dentro da feira e isso ocorreu. Prova disso é que o tema escolhido para a edição 2017 foi: "Todos os negócios se encontram aqui" e as vendas realmente ocorreram, como afirmam os expositores.
Visitantes: negócios e diversão
Além de um espaço para fazer negócios, a Fecoimp 2017 acaba sendo um local de busca por conhecimento e de lazer. É o que conta a administradora de empresas Daniele Vitória: "É a primeira vez que visitei a Fecoimp e achei que os estandes estão muito diversificados. Ouvi um show de forró, por exemplo, e acho que isso valoriza ainda mais a nossa cultura".
O empresário Ronildo Costa concorda com esse pensamento. "A programação cultural da Fecoimp mostra o potencial da cultura local, além de transformar a feira em um lugar de lazer. É um ponto positivo para atrair também as pessoas que não têm uma empresa", avaliou.
O estande da Sorveteria Dois Irmãos, por exemplo, reunia na noite de quinta-feira uma grande fila de pessoas à espera da degustação. Foi lá que Francisco Maia, estudante de 13 anos, encontrou, segundo ele, a melhor parte da feira. "Aqui está muito legal. Adorei esse estande. É a melhor parte da feira", disse Francisco entre uma colherada e outra no sorvete.
As palestras também estão atraindo grande parte do público. Segundo a estudante de Jornalismo Mayra Mariana, a Fecoimp foi um ótimo lugar de aprendizado. "Vim para a feira buscando aprender mais sobre a minha área e estou saindo daqui satisfeita com as palestras. Valeu a pena vir", disse.
Participando da primeira vez da feira, a dona de casa Maria Silva conta que "os estandes estão dando brindes, uma forma de atrair mais pessoas. Gostei da programação. Vou vir todos os anos", contou ela enquanto recebia uma sacola do Colégio Santa Luzia.
Com espaços muito diversificados, a Fecoimp tem sido uma mostra que reúne de forma harmônica os negócios, com lazer e apoio à cultura regional para todos os públicos.
Comentários