O cardápio agradou o público presente servindo um prato variado composto de arroz branco, feijão, carne ao molho, strogonoff de frango e dois tipos de salada
Entregue oficialmente à população do Grande Santa Rita o Centro de Referência de Assistência Social

Cumprindo cronograma estabelecido pela secretária de Desenvolvimento Social, Miriam Ribeiro, ocorreu na manhã de quinta-feira (30) a reabertura do Restaurante Popular de Imperatriz. Em solenidade com a presença do prefeito Sebastião Madeira, secretários de governo, imprensa, convidados e sociedade civil, o Restaurante abriu as portas em grande estilo, servindo cerca de 500 refeições ao valor de R$ 1.00 (um real).
Como era esperado, o cardápio agradou o público servindo um prato variado composto de arroz branco, feijão, carne ao molho, strogonoff de frango e dois tipos de salada: crua e cozida. “A refeição, como sempre, estava de primeira qualidade. Sempre gostei de comer aqui e vou continuar frequentando o local”, elogiou a assistente administrativa Daniele, que em várias situações recorre ao Restaurante Popular para garantir uma refeição de qualidade e barata.
Na oportunidade, Miriam Ribeiro esclareceu ao público os motivos que fizeram o programa ficar fechado por alguns meses, deixando claro que nem a Prefeitura nem a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social teve qualquer responsabilidade sobre o fato.
“Diferente do que muitas pessoas declararam, nós não fechamos o Restaurante, o que fizemos foi inscrevê-lo num projeto de melhorias disponibilizado pelo Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), onde fomos contemplados. Depois disso, ficamos no aguardo da liberação do início da obra, o que só veio a acontecer no final de março de 2014, pela administradora do recurso federal, a Caixa Econômica Federal. De lá para cá, a construtora licitada foi responsável pelas modificações estipuladas no contrato. A Prefeitura e a SEDES não foram responsáveis pela obra, mas sim o governo federal, que detém o recurso”, disse Miriam.
A titular da SEDES frisou que a reabertura do Restaurante se deu após muito esforço da municipalidade em retomar um programa que ajuda muita gente e, principalmente, voltar a atender ao público alvo, que são aquelas pessoas em vulnerabilidade social que, consequentemente, estão em situação de insegurança alimentar e nutricional.
“Nós conseguimos com muito esforço, com muita luta e empenho de um prefeito comprometido com a cidade, de uma equipe de profissionais comprometidos com seu trabalho, comprometidos em servir as pessoas, em cuidar das pessoas, reabrir o Restaurante ainda melhor do que era antes. É importante lembrar também que nós servimos refeição de qualidade, servimos refeições preparadas por profissionais preparados, formados e competentes e com ingrediente de qualidade. Nós respeitamos o nosso usuário, a maioria em situação de vulnerabilidade social, mas nós entregamos e servimos a eles a melhor refeição, no melhor espaço, bem acomodado e daqui a alguns dias no ar condicionado. É assim que a prefeitura de Imperatriz trata as pessoas”, destacou Miriam.
Ela ainda esclareceu que, enquanto o Restaurante esteve fechado, nenhum dos beneficiários, os que realmente precisam do amparo da Assistência Social de Imperatriz, ficou abandonado.
“A população em situação de rua, por exemplo, esteve todo tempo sendo atendida pelo Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua, o Centro POP, e de forma ainda melhor, porque lá é almoço e jantar. E em toda a assistência, só em 2014, foram servidas cerca de 300.000 (trezentas mil) refeições de qualidade, entre café da manhã, lanche, almoço, jantar e ceia, de segunda a sexta-feira, em qualquer um dos equipamentos públicos da SEDES e de domingo a domingo nas casas abrigo”, salientou.
Esmerahdson de Pinto, vereador e vice-presidente da Câmara Municipal, destacou a importância do equipamento público para a cidade: “O governo, além de se preocupar com as questões estruturais, também se preocupa com o social, é um trabalho importante e quem ganha é a população de Imperatriz com o novo espaço, amplo, confortável, também ganha em qualidade, pois tive a curiosidade de conhecer a cozinha, conversar com os nutricionistas, então é um ponto muito positivo para a cidade”, disse o vereador.
Sebastião Madeira, prefeito de Imperatriz, entregou o Restaurante à população enfatizando a melhoria do espaço e assegurando alimentação balanceada a preço justo por muito tempo. “Garanto que durante o meu mandato o Restaurante estará aberto à população atendendo aqueles que precisam e oferecendo uma alimentação saudável e balanceada”, garantiu.

Novas instalações
Também foi entregue oficialmente à população do Grande Santa Rita o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Santa Rita, que com novas instalações passou a funcionar no endereço Rua 16, nº 42, Parque São José.
Na oportunidade, foram realizadas apresentações culturais, promovidas pelos usuários dos grupos de idosos e mulheres, apresentação da banda do 50º BIS, entrega de kit natalidade para gestantes do grupo de gestantes e apresentação das instalações.
Laudecy Conceição, moradora do bairro e presidente da Associação de Moradores da Parque São José, agradeceu e destacou a importância da implantação do novo espaço para aquela região.
“O Parque São José hoje é um novo bairro, tem sido muito importante receber o CRAS aqui, porque trouxe muitos benefícios, prestando um serviço de qualidade e amparando desde a criança ao idoso do nosso bairro”, disse. (Sara Ribeiro - ASCOM)