Usuários recebem orientação sobre reaproveitamento dos alimentos

Em comemoração à Semana Mundial da Alimentação Saudável, celebrada de 16 a 19 de outubro, o Restaurante Popular de Imperatriz, vem desenvolvendo desde segunda-feira, 16, programação especial para os usuários.
Fátima Avelino, secretária de Desenvolvimento Social, afirma que a data da alimentação é momento de alerta para a população. "É uma ocasião em que se chama a atenção para o papel desempenhado pela proteção social na erradicação da fome e da pobreza", assinala.
As atividades são realizadas em parceria com acadêmicos do curso de nutrição da Unidade de Ensino Superior do Sul do Maranhão (Unisulma).
Durante as ações a população é orientada sobre a composição e reaproveitamento dos alimentos, avaliação nutricional com diagnóstico baseado no peso e altura. Também são distribuídos panfletos, doce da casca de banana, paçoca de abóbora e suco de hortaliças.
A atendente Raquel Gomes, 20 anos, comemorou a iniciativa. "É muito importante aprendermos sobre a importância dos alimentos".
Dados - Em 2002, o Brasil foi um dos campeões mundiais de desperdício: 14 milhões de toneladas de frutas, hortaliças e grãos foram jogados fora. Cinco anos depois, os dados ainda são alarmantes e continuamos deixando que os alimentos virem lixo.
"Há quem confunda alimentação saudável com prato vazio. Isso não é verdade: a variedade alimentar é prioridade nas refeições, porque o consumo de alimentos variados fornece nutrientes diferentes", explica Mariana Nogueira, coordenadora do Restaurante Popular de Imperatriz.
O Restaurante Popular, Rua Simplício Moreira, 830 - Centro, é mantido pela Prefeitura de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), sob a coordenação da Superintendência de Segurança Alimentar e Nutricional (Susan).
Diariamente são servidas 700 refeições, ao valor de R$ 2,00 cada. O horário de funcionamento começa, às 11 horas, com entrega de senhas, de segunda a sexta-feira. (Leo Costa - ASCOM)