Dr. Rômulo Lopes, presidente da Unimed Imperatriz
Encerrando 8 anos à frente da Unimed Imperatriz, o cardiologista Rômulo Lopes ao longo dos dois mandatos, aponta a credibilidade e o atendimento ao usuário, como dois fatores a conceituar a gestão. "Patrocinamos juntos aos cooperados e aos usuários que formam nosso maior patrimônio o resgate do conceito de serviços e atendimento que deve nortear uma empresa que se propõe trabalhar no coletivo".  
Reconhecimento pelo bons serviços efetuados e pela capacidade como gestor a Unimed Imperatriz acaba de receber da Unimed Norte Nordeste assinada pelo seu presidente doutor Reginaldo Tavares de Albuquerque, mensagem de congratulações pela "gestão muito exitosa do Dr. Rômulo Lopes” (Leia Abaixo). Nela é ressaltada, o equilíbrio e responsabilidade, onde a Unimed Imperatriz reforça seu papel institucional e amplia sua atuação mercadológica garantindo novos espaços e oportunidades para o médico cooperado. Além de ressaltar que esta unidade é uma das que mais crescem no Sistema Nacional Unimed. Reginaldo Tavares destaca a gestão abnegada e compromissada, a partir do acompanhamento do trabalho desenvolvido por Rômulo Lopes, seja nos fóruns de discussões do cooperativismo médico, tanto regional, como nacional, bem como pelos relatos de companheiros e companheiras cooperativistas que vivenciam os novos tempos da Unimed Imperatriz.  
Em 2011 a Unimed Imperatriz sofria um processo de esvaziamento, abandono mesmo, por parte de profissionais cooperados, inconformados com os baixos valores pagos. Médicos recebiam por uma consulta (em torno de 11 reais, em um mês, 12, em outro), como  consequência do gerenciamento financeiro em forma de pro rata. O resumo da época era de um quadro sem anestesistas, urologistas, endócrinos e otorrinos, entre outros. - "Encontramos uma Unimed falida. Imagina um caixa com previsão de zerar em 3 meses? Essa foi a realidade. Felizmente realidade para a época.  A nossa, é diferente, graças ao trabalho árduo desenvolvido diuturnamente com a participação de todos, diretoria, funcionários e cooperados", destacou o presidente.    
Nosso trabalho inicial - continua - foi o de implantar juntamente com os companheiros da diretoria recém-eleita, uma gestão capaz de, logo de início fazer frente a evasão de usuários e promover o retorno dos cooperados que saíram, buscando assim, melhorar o atendimento. Em busca de ofertar eficiência, enfrentamos a finalização de um intercâmbio (sistema que permite ao paciente de uma unidade cooperada ser atendido em outra, a depender do plano contratado) negativo (com a Cabsinac-RJ) onde a conta (atendimento local x atendimento fora) só nos deixava no vermelho. Com o enxugamento dos custos e eficiência contábil, partimos para a recuperação do Hospital Unimed que estava sucateado, não só na sua estrutura física como em seus equipamentos e até no corpo funcional. Exemplo disso, era a UTI. Uma vergonha!
 
HOSPITAL RECUPERADO, UTI FUNCIONANDO. 
ÚNICO PLANTÃO PEDIÁTRICO  24 HORAS e LABORATÓRIO de ANÁLISES CLÍNICAS 
 
A partir das mudanças efetuadas em sua estrutura de organização e dos investimentos realizados nos processos de trabalho que resultaram na qualificação de funcionários, os serviços da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) instalada no Hospital Unimed (que por um tempo foram praticados por empresa terceirizada) passou a ser de responsabilidade da própria Cooperativa. Essa retomada que incluiu a aquisição de uma moderna e completa UTI Móvel visou, "além de preservar a responsabilidade da Cooperativa, por ter melhores condições de assumir a oferta dos próprios serviços médicos, também atende outra de nossas demandas, que é a proposta de ampliar a qualidade na prestação do serviço aos nossos usuários". - Serviços Unimed 100 por cento é a meta da gestão: Plano de Saúde, Laboratório de Análises Clínicas, Centro de Promoção da Saúde, Hospital com UTI, e o único plantão pediátrico 24 horas da cidade, todos funcionando com excelência, exemplificou doutor Rômulo Lopes.
O processo de revitalização da UTI, passou por ampla reforma física, aí incluído pintura, análise e adequação da rede elétrica, hidráulica, de gases medicinais e climatização. A  instalação de novos equipamentos, como respiradores microprocessados, monitores multiparâmetros de última geração, leitos hospitalares modernos e adequação do leito de isolamento às normas da Anvisa, "buscando sempre proporcionar aos pacientes amplo conforto", como ressaltado pelo vice-presidente, Antonio Dantas Silva Júnior, que acompanhou  in loco todo o processo.
 
Para a Unimed Imperatriz, conforto ao paciente não é somente o conforto físico, material. Composta de 20 leitos, a UTI Unimed que é a melhor de todo o interior do Maranhão, à altura da qualidade que os médicos de Imperatriz exibem, possui uma equipe qualificada contando com quatro profissionais com formação e atuação específica em UTI, ofertando a segurança mínima que pacientes com esta gravidade requerem.  "Queremos uma UTI que resgate vida e devolva o paciente à companhia e conforto de seus familiares". Essa é a filosofia.
 
PROMOÇÃO DA SAÚDE PREVENTIVA               
 
Outra decisão positiva para a melhoria dos serviços prestados pela Unimed Imperatriz veio com a construção de um centro de saúde. Iniciativa que se revelou vital para acrescentar excelência à prestação de serviços da saúde aos usuários, através da oferta de programas voltados para o acompanhamento de diabetes, hipertensão, gestação e do bebê. Serviço inédito. A UNIMED Imperatriz é a única no Maranhão a oferecer esses serviços. Com a inauguração do Centro de Promoção da Saúde (localizado à rua Pernambuco) a Unimed Imperatriz tornou a cidade que já é polo, referência regional interestadual em saúde. 
 
Uma nova era para a UNIMED Imperatriz
 
Resgatar a credibilidade e a excelência no atendimento ao usuário é conceito de cooperativismo, modelo de organização social, quando se trata de Unimed, voltado para o bem comum dos cooperados, sua saude, contribuindo para o desenvolvimento das pessoas e da comunidade. Foi nesse sentido que a gestão Unimed Imperatriz 2011-2015 e depois,e continuada em 2015-2019 ao buscar um melhor domínio sobre os custos, controle e monitoramento da qualidade, conquistou suporte e integração aos já consagrados serviços próprios, a ponto de instituir uma 13ª produção para os cooperados a partir dos resultados positivos com a distribuição das sobras. 
A Unimed Imperatriz destaca Rômulo Lopes é uma instituição que tem importante papel na vida social da cidade, seja por incentivar a pratica esportiva a exemplo da Corrida Unimed a se realizar no próximo dia 13, que chega a sua 4ª versão, e principalmente pela qualidade dos serviços concebidos para ser como é, padrão de qualidade no atendimento e assistência, graças à estrutura hoje existente.   
Quando perguntado, como classifica sua passagem à frente da Unimed Imperatriz, doutor Rômulo lembrou que ser presidente de uma cooperativa exige a soma da abnegação com esforços. "São muitas horas que privamos da convivência com a família, para o trabalho.  Carrego comigo a convicção de ter feito o melhor, a ponto de me preocupar mais com minha consciência, do que com a reputação. Por um detalhe simples: a consciência é o resultado do que você é; a reputação, traduz o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam de você, não é seu, o problema. É deles, dos outros. Essa é uma manifestação de quem tem a certeza do dever cumprido, de forma ereta, respeitando princípios”.
Rômulo Lopes finaliza, lembrando os sete princípios do cooperativismo, nos quais se organiza o sistema Unimed: a adesão voluntária; a gestão democrática; a participação econômica dos membros; a autonomia e a independência; a educação, a formação e informação; a intercooperação e o interesse pela comunidade.