Representantes de oito municípios da Região Tocantina que estão localizados na área de influência da rota turística da Chapada das Mesas estiveram reunidos na manhã dessa sexta-feira (23), no auditório do Imperial Hotel, na solenidade de eleição e posse da diretoria executiva do Fórum do Polo Turístico Chapada das Mesas.
O encontro contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Delma Andrade, que veio a Imperatriz e região com toda sua equipe de trabalho com o objetivo de debater com os prefeitos e secretários ações que serão desenvolvidas nesta área pelo governo do Estado. O prefeito Sebastião Madeira foi o cicerone do encontro.
A mesa da solenidade foi constituída pelo prefeito Sebastião Madeira; secretária Delma Andrade, secretário de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa; prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá; o gerente regional do Sebrae, Danilo Lisboa; representando a Prefeitura de Estreito, Lucrécio Oliveira, e a Superintendência de Turismo de Imperatriz, as turismólogas Lizandra Carvalho e Andréa Sanches.
Ao se pronunciar, Lizandra Carvalho disse, inicialmente, que o turismo nesta região nunca esteve tão relevante. Afirmou que Imperatriz ocupa uma excelente posição nesse contexto, por ser a entrada da rota da Chapada das Mesas, ter a estrutura de um aeroporto, entre outros serviços imprescindíveis para o desenvolvimento do turismo.
A turismóloga Andréa Sanches endossou as palavras da colega, ressaltando a importância da realização do fórum para debater com representantes dos demais municípios ações que deverão ser implementadas a partir de agora, com a formação e eleição da diretoria executiva do Fórum do Polo Turístico.
Para o gerente do Sebrae/Imperatriz, Danilo Lisboa, as parcerias firmadas entre os municípios vêm fortalecer as instituições na formação deste Fórum. Afirmou que o Sebrae vem acompanhando as reuniões que antecederam a de Imperatriz e elencou algumas ações do Sebrae que movimentam o turismo nos municípios da região tocantina.
O titular da SEDEC, Sabino Siqueira Costa, observou que a atividade do turismo atrai recursos, propiciando a geração de emprego e renda para os municípios. Sabino afirmou que o município possui um grande potencial para desenvolver o turismo, "porém, mesmo assim, precisamos ter uma estrutura melhor para transportar os turistas de Imperatriz para as regiões de turismo ambiental, a exemplo de Carolina".
Por sua vez, o prefeito de Carolina, Ubiratan Jucá, parabenizou a iniciativa, lembrando que seu município há alguns anos vem trabalhando para desenvolver o polo turístico da Chapada das Mesas. "Imperatriz e Balsas possuem o turismo de negócios, mas podemos atraí-los para as cidades turísticas da natureza, como Carolina e Riachão".
Jucá observou, entretanto, que para desenvolver o turismo é preciso que as cidades tenham uma boa estrutura para receber os turistas e agradá-los de forma que eles sintam vontade de voltar. "Fiquei feliz ao ouvir do governador Flávio Dino que seu governo vai investir no turismo desta região e Carolina está de braços abertos para receber a todos". (Domingos Cezar/ASCOM)
Comentários