Elaborado por uma equipe altamente capacitada, o Plano tem várias metas até 2016

Sob a coordenação da professora Maria de Fátima Vale de Sousa, integrantes das entidades que compõem o Fórum Municipal de Educação estarão reunidos nesta quarta-feira (6), das 8h às 18h, no auditório da Secretaria Municipal de Educação - SEMED, com a finalidade de apreciar o Plano Municipal de Educação - PME.

Elaborado por uma equipe altamente capacitada, o Plano tem como primeira meta universalizar, até 2016, a Educação Infantil na pré-escola para as crianças de 4 a 5 anos de idade e ampliar a oferta da educação infantil em creches de forma a atender, no mínimo, 50% das crianças de até três anos, até o fim de sua vigência.
A segunda meta consiste em universalizar o Ensino Fundamental de 9 anos para toda a população de 6 a 14 anos, bem como garantir que pelo menos 95% dos alunos concluam essa etapa na idade recomendada, até o último ano de vigência do PME.
Também universalizar, até 2016, o atendimento escolar para toda a população de 15 a 17 anos e elevar, até o final do período de vigência do Plano, a taxa líquida de matrículas no ensino médio para 85% é a meta 3. Essa meta é do Plano Nacional de Educação a ser cumprida pela rede federal e reformulada pela rede estadual de ensino.
A meta 4 visa universalizar para a população de 4 a 17 anos o atendimento escolar aos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação, garantindo o atendimento educacional especializado em salas de recursos multifuncionais, em escolas ou serviços especializados, públicos ou conveniados.
Alfabetizar todas as crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental é a meta 5 do PME. Oferecer educação em tempo integral em, no mínimo, 50% das escolas públicas, de forma a atender, pelo menos 25% dos estudantes da educação básica; fomentar a qualidade da educação básica em todas as etapas e modalidades são as metas 6 e 7 do Plano.
A meta 8 consiste em elevar a escolaridade média da população de 18 a 29 anos de modo a alcançar no mínimo de 12 anos de estudo no último ano, para as populações do campo, da região de menos escolaridade no país e dos 25% mais pobres. Visa igualar a escolaridade média entre negros e não negros declarados à Fundação IBGE.
Elevar a taxa de alfabetização da população com 15 anos ou mais para 93,5% até 2015 e erradicar até o final de vigência do Plano o analfabetismo absoluto e reduzir em 50% a taxa de analfabetismo funcional e oferecer no mínimo, 25% das matrículas na EJA na forma integrada à educação profissional nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio são as metas 9 e 10 do PME.
Outras metas serão debatidas durante todo o dia, de forma a contemplar o município com um plano bem elaborado e que venha colaborar com a melhoria da educação. A coordenadora Maria de Fátima Vale Sousa observa que a presença de cada membro é indispensável para a realização dos trabalhos. (Domingos Cezar/ASCOM)