Apesar de Imperatriz não ter nenhum caso de Coronavírus (Covid-19) confirmado até o momento, a gestão municipal decidiu ampliar o rol de medidas preventivas para o funcionalismo público. Ações discutidas durante reunião na manhã desta quinta-feira, 19, já estão em vigor em diversas repartições.
Conforme determinado no Decreto Municipal nº 019/2020, atendimento presencial ao público está mantido somente para os casos indispensáveis e urgentes. A exemplo da rotina adotada nas secretarias da Administração-Seamo, e Educação-Semed, servidores escalados no cronograma de revezamento não poderão adentrar os prédios acompanhados e devem permanecer na distância mínima de um metro dos colegas de trabalho e do público e manter os ambientes arejados.
"Todos os serviços estão mantidos com fluxo regular, porém os atendimentos presenciais foram reduzidos a fim de garantir o bem-estar de todos os nossos servidores e da população em geral. No caso da Seamo, o atendimento ao público está mantido somente para lotação de profissionais convocados em concurso e entrega da chave-web, sendo realizado apenas um atendimento por vez, com triagem na portaria do prédio. Os demais serviços, como emissão de contracheques e comprovante de rendimentos para fins de declaração do imposto de renda, estão disponíveis no portal do servidor no site da Prefeitura", explica José Antonio Pereira, secretário municipal de Administração e Educação.
Ação regulamentada por meio de Despacho, objetiva evitar trânsito nos corredores e permanência de mais de duas pessoas por sala. Para os servidores que por ventura estejam retornando de licenças, o documento prevê prorrogação do afastamento durante o período de vigência do Decreto nº 019/2020, com exceção dos profissionais de saúde.
Outra medida importante é a proibição do acesso e permanência de crianças nesses ambientes. "Com a suspensão das aulas em todas as instituições de Educação Básica, observamos algumas pessoas transitando com crianças em ambientes movimentados, o que vai de encontro com as orientações das autoridades de saúde pois trata-se de um público mais vulnerável a possível contágio. Nossa intenção é proteger ao máximo nossos pequenos para que estejam em plenas condições de saúde ao final do período de isolamento social", ressalta o secretário.
Em relação às demandas relativas à gestão escolar como organização de dados no sistema Geduc e prestação de contas, a Semed orienta que gestores e demais servidores das unidades escolares procurem inicialmente o atendimento por telefone com os coordenadores de cada setor. "Mesmo com o uso de utensílios para proteção individual, precisamos evitar ao máximo o fluxo nas ruas e temos certeza que podemos contar com a colaboração de todos".
Chave-web
Prefeitura disponibiliza para seus servidores efetivos a chave-web online, nova ferramenta que garante mais acessibilidade. Agora, os trabalhadores passam a consultar no Portal do Servidor seus consignados e possibilidade de simular empréstimos, além dos contracheques e rendimentos anuais, que já estavam disponíveis. A medida é uma inovação, que facilita o acesso a todas as informações financeiras necessárias para o servidor fazer seus consignados.
Para ter acesso, basta o servidor entrar no Portal da Transparência, fazer login no Portal do Servidor e verificar seu ID (Usuário) e chave-web (Senha) disponíveis. Depois, é só acessar a aba "Consignado", colocar o ID e chave-web. Pronto, é possível verificar informações como margens disponíveis, os consignados, simulação de empréstimos e gráfico sobre a margem utilizada. É obrigatória a mudança de senha caso seja o primeiro acesso ao site do ConsigSimples. (Sara Ribeiro- Com colaboração de Ariel Rocha)
Comentários