Será realizada, no dia 31, a assinatura da Resolução que dispõe sobre o Ingresso Qualificado de estudantes de Escolas Públicas e Privadas do Maranhão por meio do acréscimo de 20% nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

A política educacional, afirmativa que dispõe sobre o ingresso qualificado, foi aprovada por unanimidade pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da Universidade Federal do Maranhão. A aprovação ocorreu por meio de votação em sessão no dia 9, no auditório da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PPPGI) da Cidade Universitária Dom Delgado.
A proposta é do deputado Marco Aurélio, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Bonificação, que foi recebido, em maio, pela reitora Nair Portela. Ela encaminhou, no mês de junho, para ser discutida em audiência pública com a comunidade acadêmica e sociedade civil de Imperatriz. A pró-reitora de Ensino, Dourivan Câmara, foi a relatora da sessão, que contou com a participação do vice-presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto, e o deputado Bira do Pindaré.
O acréscimo valerá para todos os alunos que tenham cursado o 9º ano do ensino fundamental e o 1º, 2º e 3º ano do ensino médio em escolas públicas ou privadas do Maranhão, e optem pela graduação em qualquer um dos campus da UFMA, também valerá para o ingresso pelo Sisu 2018. 
A assinatura da Resolução será realizada no dia 31 de outubro, às 09h, no auditório da UFMA, Campus Centro, Imperatriz.