Nos dias 7 e 8 de outubro, o reitor da Universidade Federal do Maranhão, Natalino Salgado Filho, esteve no campus de Imperatriz com o objetivo de acompanhar o funcionamento do curso de Medicina, além de verificar o andamento das obras do prédio e firmar parcerias para melhorar as atividades práticas. A visita foi acompanhada pela coordenadora de expansão dos cursos de Medicina nos campi do Continente, Maria do Carmo Lacerda Barbosa; do prefeito de campus, Guilherme Abreu; do engenheiro Paulo e da Pró-Reitora de Ensino, Isabel Ibarra Cabrera.
Na terça (07), a comitiva se reuniu com o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira, na Secretaria Municipal de Educação (SEMED). O reitor, o diretor do CCSST, Marcos Fábio Matos, e a coordenadora do curso de Medicina em Imperatriz, Walquíria Lemos, falaram do andamento do curso e pediram mais apoio ao prefeito para melhorar a estrutura. Na ocasião, o reitor destacou também a necessidade em aumentar a segurança, transporte, iluminação e urbanização no campus Bom Jesus, colocando mais ônibus e policiamento no local. O secretário de trânsito do município, José Ribamar Alves, se prontificou a melhorar o número de ônibus no local e informou que fora criado um sistema de fiscalização para saber se estão cumprindo os horários.
Em seguida, a comissão da reitoria se reuniu com os professores e representantes do centro acadêmico do curso de Medicina com a finalidade de ouvir as necessidades para melhorar a estrutura e a formação dos professores, destacando a valorização e carreira do professor e profissional da saúde, objetivando tornar o curso como referência e de qualidade na região. “Lutamos muito para que o curso de Medicina funcione. Hoje, temos um desafio de melhorar a infraestrutura adequada para formar bons currículos, profissionais e que se apropriem das novas regras, incluindo também as pesquisas que fazem parte da atividade acadêmica. Estamos providenciando os recursos necessários para que seja um curso de referência e qualidade para a região tocantina”, afirmou o reitor Natalino.
A coordenadora de expansão dos cursos de Medicina nos campi do continente, Maria do Carmo, explicou que os novos modelos dos cursos foram pensados para atender às necessidades locais, fazendo pesquisas básicas que tenham o perfil da região que o curso está inserido, para isso os alunos já têm contato com as unidades básicas desde o primeiro período, melhorando a rede de saúde e ajudando na prática, permitida pela parceria com toda a rede de saúde do município, sendo a primeira universidade dos novos modelos a fazer a inserção nas unidades básicas de saúde.
Na quarta-feira (08), a comissão da reitoria e direção do CCSST reuniram-se logo cedo com o diretor do Instituto Médico Legal, Alair Batista Firmiano, e o urologista José Neto para firmarem um convênio entre o instituto e a Universidade. Na reunião, o reitor explicou a necessidade dos alunos utilizarem os corpos nas práticas das aulas de anatomia e demais atividades. O diretor, Alair Batista, se prontificou a ajudar e informou que serão doados alguns cadáveres logo após analisarem as condições dos disponíveis no IML e que o instituto está de portas abertas aos alunos e professores para que conheçam a rotina, considerando positiva e importante a parceria com a Universidade.
O reitor ainda se prontificou a fortalecer e intensificar a capacitação dos profissionais de Imperatriz e região para que haja uma troca positiva entre profissionais e a UFMA e que eles desejem o ingresso, tendo a capacitação necessária em uma universidade pública que atenda a demanda da cidade e região.
Logo depois, o reitor se reuniu com os acadêmicos do curso de Medicina no campus Bom Jesus. Ele reiterou aos alunos os convênios firmados para sanar as dificuldades relacionadas às aulas práticas, como a conclusão do prédio e instalação dos dois tanques para receber os cadáveres, e que os avanços necessários estão sendo feitos para resolver as questões do projeto político pedagógico do curso. De acordo com ele, a empresa responsável pela construção do prédio de Medicina será acionada para agilizar o andamento das obras. Os alunos puderam tirar dúvidas em relação ao curso e à infraestrutura da Universidade, como o acadêmico Kleiton Ferreira Sousa. “O esforço na implantação do curso na cidade de Imperatriz é grande e temos ótimos professores e uma organização para melhorar cada vez mais. É uma satisfação cursar na minha própria cidade”, frisou.
À tarde, a comissão se reuniu com os coordenadores dos nove cursos de graduação do CCSST, para saberem as principais pautas necessárias. Os coordenadores expuseram as demandas, como o aumento do espaço físico da brinquedoteca de Pedagogia instalada no campus Centro e do espaço do Núcleo de Práticas Jurídicas do curso de Direito e sala de pesquisa para os alunos de Ciências Contábeis.
A visita foi encerrada com uma reunião na direção entre a reitoria e os alunos do campus Centro. O reitor ouviu as necessidades dos alunos e se prontificou a buscar atender às principais reivindicações em relação à estrutura da Unidade Centro, especialmente a falta de espaço, melhorias na internet, acessibilidade e auxílio moradia e alimentação aos acadêmicos. “Consideramos positiva essa visita ao campus de Imperatriz, ouvimos as necessidades de alunos e professores, especialmente do curso de Medicina, que é novo e aguarda a conclusão do prédio próprio. Estamos fechando parcerias para que o curso seja de excelência, e vamos trabalhar para melhorar e buscar alternativas de ampliação do campus Centro e garantir a segurança necessária do Campus Bom Jesus”, finalizou Natalino. (Assessoria)
Comentários