O secretário municipal de Regularização Fundiária Urbana, o advogado Daniel Souza, confirmou para esta quinta-feira (24) a entrega de dois mil títulos definitivos de propriedade urbana em ato solene no Templo Central da Assembleia de Deus, a partir das 8 horas. Segundo o secretário, nos últimos dias o esforço da sua equipe de trabalho tem sido em agilizar os processos para que no dia esteja tudo pronto.
"Estamos com tudo preparado. O sonho de mais de duas mil famílias imperatrizenses de regularizar suas posses será finalmente realizado", disse o secretário, ressaltando que a meta da atual gestão é a de chegar no final de 2014 com pelo menos sete mil títulos emitidos.
O ambicioso e ousado projeto de regularização fundiária levado a efeito pela Prefeitura de Imperatriz teve início há um ano. Daniel Souza lembra que quando o prefeito Madeira começou a verbalizar a ideia de legalizar as posses irregulares urbanas da cidade teve quem desdenhasse e até julgasse ser uma estratégia de marketing. "O tempo mostrou que não era um blefe e hoje na cidade já tem muita gente que pode bater a mão no peito e dizer: essa casa é, de fato e de direito, minha".
Daniel Souza assevera que atualmente o papel da Secretaria Municipal de Regularização Fundiária transcende o da emissão de títulos, já que em inúmeras vezes tem atuado na pacificação de conflitos urbanos pela posse da terra. O caso mais recente, lembra o secretário, foi na Vila Davi II, onde se não fosse a intervenção da secretaria na provocação da Justiça, dezenas de famílias teriam sido despejadas do local.
O que é feito hoje pela Prefeitura de Imperatriz é o resgate de uma dívida antiga com milhares de famílias que ao longo de anos viviam em total clima de insegurança, incerteza e já eram impedidas de legalmente apresentar-se como proprietários de seus imóveis. Um compromisso assumido pela atual gestão e que já ganhou corpo", concluiu o secretário. (Kayla Pachêco - ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 14985
Comentários