Equipamento passou por testes durante 1 ano e meio

Hemerson Pinto

Segundo a Superintendência da Defesa Civil do Município de Imperatriz, o equipamento é eficiente e garante agilidade no processo de verificação do nível do rio Tocantins e de vazões de água liberadas pela Hidrelétrica de Estreito, além de permitir acesso em tempo real às informações sobre volumes de chuvas diário, mensal e anual sobre a cidade.
A régua telemétrica foi instalada em Imperatriz há um ano e meio e era usada em carácter experimental pelos técnicos da Defesa Civil. Durante esse período, as informações obtidas por meio do aparelho, relacionadas a vazões e nível do rio, eram confrontadas com os números registrados pela régua desenhada em uma das colunas da ponte Dom Affonso, feita pelo Corpo de Bombeiros. Os resultados sempre combinavam.
Com a eficiência aprovada, a régua telemétrica passou a ser usada definitivamente pela Defesa Civil do Município e pelo Consórcio Estreito Energia (Ceste), quem implantou o sistema de captação de dados em Imperatriz. O equipamento é fixado em uma área às margens do rio Tocantins, no bairro Beira Rio, próximo ao edifício Mirante do Rio.
Durante quatro anos, os técnicos da Defesa Civil se deslocaram várias vezes ao dia até a ponte Dom Affonso para fazer as anotações diárias e ainda dependiam de informações vindas de Estreito. Hoje, basta acessar a internet de onde estiverem e usarem suas senhas para terem acesso ao sistema.
“Foi um ano e meio de acompanhamento para ver a eficiência e foi comprovada. Podemos saber também o número de chuva diário, mensal e anual e o nível do rio em tempo real e on-line. É uma inovação no nosso trabalho”, comemora o superintende da Defesa Civil, Francisco das Chagas, anunciando que na próxima quinta-feira técnicos do Ceste vêm a Imperatriz realizar a manutenção preventiva e periódica.