Há 17 anos circulando pelo país, o Palco Giratório volta ao Maranhão para a realização da segunda etapa da edição 2015. Recebendo pelo terceiro ano consecutivo apresentações do projeto, a região tocantina mais uma vez entra no circuito, permitindo a pessoas das mais diferentes faixas etárias a contemplação de espetáculos cênicos e também a participação em oficina formativa. No dia 05 de setembro, a cidade de Imperatriz sedia a Oficina de Construção de Bonecas Baseadas na Estética Abayomi, no Campus Ufma. Nos dias 6 e 7 de setembro, o público confere dois espetáculos da Cia Teatro Nu Escuro (GO): “Teatral”, no Teatro Ferreira Gullar, às 19 horas, e “O Cabra Que Matou As Cabras”, na Quadra de Esportes da Avenida Beira Rio, às 18 horas, respectivamente. Toda a programação é gratuita.
Em Imperatriz a programação começa no dia 05 de setembro com a oficina Construção de Bonecas baseadas na estética ABAYOMI, no Campus da Ufma, de 09 às 12 horas e 14 às 17 horas. A estética Abaymi é oriunda da cultura africana, datando da época da escravidão, quando as mães que viajavam nos navios negreiros rasgavam retalhos das próprias roupas e faziam pequenos bonecos para as crianças brincarem. A responsável por ministrar essa técnica é Izabela Nascente, mestranda do programa interdisciplinar em performances culturais da UFG (Universidade Federal de Goiás), atriz, diretora de arte, bonequeira e integrante da Cia de teatro Nu Escuro.
Para participar da oficina, é necessário que os inscritos levem os seguintes materiais: - 01 tesoura, 01 alicate, linhas e agulhas para costura de mão, retalhos para fazer roupa, linha para cabelo (pode ser sisal, canecalon, algodão, etc.) e cano pvc fino (cerca de 20 centímetros de tamanho).Informações sobre inscrições pelos telefones 3216- 3853 e 3216- 3860 ou ainda pelo e-mail cultura.sescdeodoro@gmail.com.
No domingo, dia 06 de setembro, às 18 horas, na Quadra de Esportes da Avenida Beira Rio, a apresentação “O Cabra Que Matou As Cabras” conta a história de um advogado vigarista que sobrevive dando pequenos golpes em seus clientes e se vê envolvido em um caso de assassinatos de cabras e bodes. No dia seguinte (07), entra em cena o espetáculo “Plural” apresentando os encantos, medos e memórias de infância da personagem Maria. Inspirado em histórias reais, a trama é tensionada pelo drama e poesia, pelo trágico e humor.
Seguindo a programação do Palco Giratório, a próxima cidade a receber a Cia Teatro Nu Escuro é Açailândia, onde o circuito inicia no dia 09 de setembro, com a Oficina Construção de Bonecas Baseadas na Estética Abayomi, que acontece no Salão Cultural do Centro de Defesa, de 09 às 13 horas e de 15 às 19 horas. No dia 10, o espetáculo “O Cabra Que Matou As Cabras” entra em cena na Praça do Pioneiro, a partir das 19 horas, encerrando a circulação do projeto pela região tocantina deste ano.
O projeto reúne duas mil horas de oficinas teatrais e 20 espetáculos de grupos provenientes dos estados da Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Rondônia. O Palco Giratório visa formar plateia e fomentar a produção cênica brasileira, proporcionando trocas de experiências e intercâmbios entre artistas e plateia por meio de oficinas, seminários e festivais.
Publicado em Cidade na Edição Nº 15398
Comentários