A região tocantina conta com mais um ponto de atendimento do Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob), recém-inaugurado em Imperatriz. A agência de crédito, que faz parte do Sicoob Oeste Maranhense, está em funcionamento desde o último dia 18 de novembro, no bairro Três Poderes.
O Sebrae, que é um dos parceiros da instituição financeira e articula a criação de outras no estado, dando suporte de crédito cooperado aos empresários, participou da solenidade de inauguração, representado pelo gerente da Regional em Imperatriz, Danilo Borges, e a gerente do Sebrae em Açailândia, Rosilene Borges; cidade esta que comporta a matriz da cooperativa na região tocantina.
O gerente do Sebrae, Danilo Borges, destacou em seu discurso a satisfação de acompanhar o serviço diferenciado que a cooperativa tem feito na região, agora em Imperatriz. “O Sicoob tem oferecido aos seus associados não só um serviço bancário, mas um trabalho de cooperativismo que vem ajudando a fortalecer a economia regional, com um jeito diferenciado de cuidar da vida financeira e poucos estados têm uma configuração bem definida como o Maranhão. O Sebrae, desde o começo, tem contribuído nesse desenvolvimento e continuará na captação de novos associados dos diversos segmentos da economia”, pontuou.
Maior agilidade nos processos, tarifas e taxas de juros mais baixas são alguns dos benefícios que têm proporcionado o avanço do cooperativismo de crédito no Brasil, além de a sociedade poder usufruir de um negócio rentável. No Nordeste são mais de 18 cooperativas e um capital investido pelos associados de R$ 230 milhões, que veem a consolidação do segmento e uma alternativa em relação aos bancos comerciais, por disponibilizar serviços e produtos mais acessíveis.
“O Sicoob chegou a Imperatriz na hora certa e está habilitado para atender todos os empresários e pessoas físicas. Esse novo empreendimento mais barato e fácil de fazer negócios agora é realidade na segunda maior cidade do estado, que além de oferecer os serviços de uma instituição financeira, permite ao associado o lucro da empresa e a parte que lhe cabe no rateio das sobras”, explicou o vice-presidente da Central de Cooperativas de Crédito do Nordeste, Luís Costa Coelho, durante a solenidade. Ressaltou ainda o apoio do Sebrae desde o começo da formação da cooperativa. “O Sebrae, por meio de toda a sua diretoria, sempre tem nos ajudado, dando orientações, auxiliando na captação de novos cooperados e contribuído para o sucesso dessa instituição financeira”, acrescentou.
Ele também é o presidente do Sicoob Oeste Maranhense, que além de Imperatriz, tem mais quatro agências na região, nos municípios de Cidelândia, Bom Jesus das Selvas, Itinga do Maranhão e Açailândia, que comporta a matriz na região tocantina. Inicialmente com 81 cooperados, hoje a região comporta 3.120 sócios. A instituição ocupa a 6ª maior rede de atendimento entre as instituições financeiras que atuam no país, com mais de dois mil pontos de atendimento distribuídos em todo o Brasil, com um jeito diferenciado de cuidar da vida financeira.
Na solenidade estiveram presentes também a diretoria e conselheiros do Sicoob na região Nordeste, o vereador de Imperatriz, Hamilton Miranda; o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Sabino Costa; o presidente da Câmera de Dirigentes Lojistas de Imperatriz, Francisco da Silva Almeida; além de empresários e demais convidados.
O Sicoob
O Sistema de Cooperativas de Crédito do Brasil (Sicoob) é uma instituição financeira que atua na base do cooperativismo, oferecendo produtos e serviços bancários aos seus associados, tais como aplicações financeiras, conta corrente/poupança, cartão de crédito, conta capital, crédito Sicoob, previdência complementar, seguros, consórcios, débito automático, pagamentos de conta, dentre outros serviços semelhantes aos bancos comerciais, prestados a pessoas físicas ou jurídicas. Liberada pelo Banco Central para operar no estado, a renda investida na cooperativa fica no próprio município, movimentando o comércio e a produção local.
O avanço do cooperativismo de crédito no Maranhão é fruto da articulação do Sebrae junto aos empresários. O movimento teve início a partir de 2003, quando a instituição começou a trabalhar mais fortemente com o cooperativismo em seus projetos nas regiões Tocantina, Pré-Amazônia e Centro Maranhense, buscando a sensibilização dos empresários.
“Na oportunidade, os empresários acreditaram na proposta do Sebrae e, após inúmeras capacitações e todo o apoio do nosso corpo de técnicos e consultores, fundaram suas respectivas cooperativas, hoje a Sicoob Centro-Leste e Sicoob Oeste Maranhense, instituição de referência em todo o estado e no Sistema Nordeste de Cooperativas de Crédito. Os resultados das duas cooperativas são tão expressivos que os empresários da capital resolveram abrir uma cooperativa de crédito com abrangência em 12 municípios, incluindo os da Região Metropolitana de São Luís”, destaca o diretor superintendente do Sebrae no estado, João Martins.
Desenvolvimento na região
A cooperativa de crédito na região foi fundada em 2008 na Regional de Açailândia, fruto da ação de empresários, que após as mobilizações e capacitações do Sebrae, por meio do projeto Boas Práticas de Cooperativismo de Crédito, executado na cidade; fundaram sua cooperativa, inicialmente com atuação em crédito rural que carregou o nome de Cooperativa de Crédito Rural da Região Pré-Amazônia (Sicoob Credima). Após aprovação pelo banco central, expandiu sua categoria como livre admissão, passando a ter autorização para atender empreendimentos dos demais setores da economia, tais como comércio e indústria.
Comentários