Um dos estabelecimentos de ensino pioneiro do bairro Vila Nova e adjacências, a Escola Municipal Machado de Assis será reinaugurada no próximo dia 02 e entregue à comunidade discente e docente, aos familiares dos alunos e moradores do Grande Vila Nova. Na manhã dessa quarta-feira (27), o prefeito Sebastião Madeira e o vice-prefeito Luiz Carlos Porto visitaram o novo prédio para vistoriar a qualidade dos serviços.

Construído dentro dos padrões estabelecidos pelo Ministério da Educação, com contrapartida de recursos do PAC II, além das salas de aulas e demais espaços comuns das instituições de ensino, a nova Escola Machado de Assis conta com nove salas de aula, moderno laboratório de informática, biblioteca, sala de recuso (voltada para a inclusão), é assistida por 27 professores altamente capacitados e atende aos 858 alunos matriculados.
Em seu quarto mandado de diretora, a educadora Ana Amélia Santana de Sousa encontra-se eufórica em poder trabalhar num local que proporciona conforto, segurança e bem estar aos servidores e à comunidade. Isso porque, até pouco tempo atrás, a escola estava com suas paredes, teto e piso praticamente comprometidos com a ação do tempo, colocando em risco a segurança de alunos, professores, supervisores e diretor.
A diretora, que recebeu, ao lado dos colegas professores e alunos, com satisfação a visita do prefeito Madeira e do vice-prefeito Pastor Porto, disse que a reforma do prédio foi fruto de um compromisso de Sebastião Madeira assumido em sua campanha para a reeleição. "Ele cumpriu o que nos prometeu e hoje estamos recebendo uma escola moderna que vai propiciar um melhor aprendizado aos nossos alunos".
Histórico - Fundada pelo professor Valdir Maia, no longínquo dia 24 de outubro de 1977, quando o bairro estava começando a ser habitado, a Escola Machado de Assis, que era particular, um ano depois passou a ser municipalizada e, consequentemente, gerida pelo município, por intermédio da Secretaria Municipal de Educação. É, portanto, uma das pioneiras da Vila Nova, hoje polo populacional de Imperatriz.
Situada na Rua Euclides da Cunha, 1169, Vila Nova, a escola funciona atualmente nos três turnos, atende 889 alunos nos segmentos ensino fundamental, regular e educação de jovens e adultos. Ano passado a escola recebeu o projeto Arte & Cidadania nas Escolas e seus alunos deram uma bela demonstração de conhecimentos nas áreas de música, poesia e arte cênica.
De acordo com o secretário municipal de Educação, professor Zesiel Ribeiro da Silva, a Escola Machado de Assis é a segunda construída com toda a modernidade, dentro dos padrões MEC e entregue pelo prefeito Sebastião Madeira somente este ano à população de Imperatriz. No começo do ano letivo, o prefeito entregou à comunidade do Conjunto Itamar Guará a moderna Escola Municipal Lia Evangelista. (Domingos Cezar/ASCOM)