Na luta para reduzir o número exorbitante de acidente no trânsito de Imperatriz, a prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Setran) - órgão responsável por organizar, disciplinar e fiscalizar o trânsito, juntamente com o Ministério Público, empresas privadas e comunidade, trabalhou intensivamente.
Nesse processo, além de trabalhar a sinalização horizontal e vertical, a Setran apoiou o MP e empresas privadas em medidas de conscientização. Como por exemplo, criação de campanhas educativas para o trânsito, palestras em escolas e demais instituições. “Desde o início da gestão, constantes investimentos em sinalização, blitz e palestras ajudaram a reduzir acidentes. É o que afirma o secretário de Trânsito, Pedro Barros.
Conforme ele, todo o trabalho foi realizado para garantir segurança a pedestres e condutores de veículos, o que sempre foi uma das principais metas. E para confirmar os resultados, destaca os dados do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), que revelam redução significativa, como por exemplo, o período de 2014 a 2015. Segundo o relatório do SAMU, o período de janeiro de 2014 a outubro de 2015 teve redução de 11% no número de acidentes, 14% no número de vítimas e 29% no número de óbitos.
Nova sinalização - O secretário destaca que para melhorar ainda mais a sinalização e dinamizar o trânsito, foram instalados no início deste mês mais dois conjuntos semafóricos. Um no cruzamento da Avenida Ceará com a Rua Aquiles Lisboa e outro na Benedito Leite com a Rua Piauí. Segundo ele, a nova sinalização vai dar mais fluidez ao trânsito em ambas as localidades.
A pedagoga Juliana Bueno afirma que os novos semáforos já estão fazendo diferença no trajeto diário para ir ao trabalho. “Tem mudado positivamente. Antes eu ficava apreensiva ao passar pelos dois cruzamentos. Mas agora sinalizado está bem melhor”.
O prefeito Sebastião Madeira assinala que as constantes sinalizações, reforços e ações de conscientização são cruciais para a harmonia no trânsito. Destaca ainda que a fiscalização e articulação de ações educativas para evitar acidentes de trânsito sempre estiveram entre as prioridades da gestão. “Nossa gente merece um trabalho de compromisso. E ao poder público compete as responsabilidades de articular e executar trabalhos que garantam qualidade de vida aos cidadãos”. (Eva Fernandes / ASCOM)
Publicado em Cidade na Edição Nº 15706
Redução de acidentes no trânsito de Imperatriz é resultado da parceria entre Setran e MP
Desde 2009, a prefeitura investiu em constantes sinalizações. Além disso, também fez blitz, palestras e campanhas em parceria com o MP
Comentários