Ações realizadas em turmas de educação infantil de Imperatriz se tornaram destaque na edição nº 64 da Revista Avisa lá, de São Paulo, que tem circulação nacional. Com mais de dez mil alunos em creches e escolas de educação infantil, os professores da rede municipal de ensino têm transformado suas atividades em sala de aula em momentos dinâmicos e contextualizados na vivência das crianças a partir de um ano de idade.
O planejamento de atividades contempla os eixos do conhecimento e o artigo "Observar para ver e compreender", presente na Revista Avisa Lá, de Flaviana Oliveira e Lana Zuza; técnicas do Setor de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) apontaram o brincar como eixo do currículo da escola. Nas turmas observadas na Escola Municipal de Educação Infantil Edelvira Marques, as professoras partiram do pressuposto que saber como as crianças pensam e constroem conhecimentos é uma competência essencial para os profissionais da educação infantil. Assim, as autoras afirmam que: "O papel do professor torna-se o de organizador da atividade. As crianças não precisam de mais nada. Até porque a intervenção indireta do professor já tinha sido feita na organização de um espaço apropriado ao brincar e ao desenvolvimento da autonomia".
Dentro do eixo sobre promoção da saúde, o artigo "Beber água na escola: um direito e uma necessidade de saúde", de Eliana Chalmars Sisla e Elza Corsi, também presente na Revista Avisa Lá, mostrou as experiências realizadas em salas de aula da Creche Casa de Dom Bosco, em Imperatriz. Segundo as autoras, "beber água quando se tem sede é um direito e um hábito que se constrói junto às crianças na satisfação da necessidade de hidratação (...) A vida humana depende da ingestão diária de água". Priorizando assim abordagens de saúde e bem estar, visíveis em ações de acolhimento e alimentação.
Sobre a educação infantil de Imperatriz ser destaque em revista de expressão nacional, a professora Marinalva da Silva Ferreira, secretária municipal de Educação, declara: "Ver as experiências bem sucedidas da educação infantil do nosso município ser reconhecidas pela Revista Avisa Lá é motivo de muita satisfação e orgulho. A equipe pedagógica da Educação Infantil desta Secretaria desde 2009 não tem medido esforços em realizar um trabalho de apoio às instituições de educação infantil no sentido de garantir uma educação infantil em conformidade com as orientações das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Destacamos a importância da nossa participação na formação das Diretrizes em Ação, em parceria com o MEC e Instituto Avisa Lá, e agora com o Programa de Educação Infantil - PEI, que muito tem contribuído para que os objetivos da educação infantil sejam alcançados e que as práticas do educar e do cuidar se fortaleçam cada vez mais em cada instituição". (Luana Barros / ASCOM)
Investimento em formação
Desde 2009 foram realizados inúmeros investimentos em formação continuada dos profissionais de educação:
" Três edições do congresso municipal de educação com os temas: Reflexões sobre a prática educativa em uma perspectiva acolhedora; Formação do/a professor/a e os desafios da aprendizagem na perspectiva da Inclusão e Currículo Escolar: uma construção coletiva em busca da emancipação dos sujeitos; envolvendo cerca de quatro mil profissionais da educação de Imperatriz.
" Duas edições de workshops com os temas: A importância do brincar na infância e a importância do brincar na infância à luz das Diretrizes.
" Doze edições de seminários com os temas: O papel e o perfil do professor de Educação Infantil no processo de construção da identidade da criança; Avaliação da Educação Infantil; Inclusão: uma questão de amor; Desenvolvimento e aprendizagem: a importância da estimulação na primeira infância; Refletindo sexualidade infantil e relações humanas no contexto escolar; Musicalização da Educação Infantil e orientações didático-metodológicas para o uso do material; Desenvolvendo habilidades para a construção do vínculo com as crianças; Como fazer acontecer no ambiente escolar; O uso dos materiais e ambientes na Educação Infantil; Saúde do professor e cuidados com a voz; Foco no livro didático e Musicalização com Cantar e Brincar.
" Além de formações continuadas em polos sobre: Plano Diário da Educação Infantil e Infância na Ciranda da Educação e das formações realizadas em polos abrangendo as temáticas: planejamento, prática reflexiva na educação infantil, educação especial, construção e recorte de letras...
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