Nessa terça-feira (02), as 150 escolas que compõem a rede municipal de ensino de Imperatriz retornaram às atividades normais, iniciando o 2º semestre letivo de 2011.
De acordo com o secretário municipal de Educação, Zesiel Ribeiro, as escolas retomam as atividades após o recesso do mês de julho e um dia de planejamento.
“A rede municipal de ensino teve recesso entre os dias 16 e 31 de julho. Na segunda-feira (01), os professores retornaram às atividades e participaram de um dia de planejamento pedagógico”.
Zesiel Ribeiro disse que a Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer (SEMED) tem como primazia oferecer ensino de qualidade que priorize o desenvolvimento humano dos mais de 42 mil alunos que integram a rede.
O ensino de qualidade oferecido na rede municipal de ensino de Imperatriz conta com o desenvolvimento de diversos programas que fazem o diferencial, são eles:
Mais Educação - Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), as escolas realizam atividades optativas que envolvem acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica; que integram o programa Mais Educação. Doze escolas já participam do programa e o objetivo é que em 2011 sejam 17 escolas atendidas.
PROEPI/EJA - Programa de Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos, que este ano contempla 12 escolas com 1.000 alunos atendidos, desenvolvendo os cursos: Relações Humanas, Orientações à Escrita Administrativa, Noções Básicas Administrativas e Noções Básicas de Empreendedorismo.
ProJovem Urbano - Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária (ProJovem Urbano), do Governo Federal em parceria com a Prefeitura Municipal de Imperatriz, com a duração de 18 meses; que oferece formação no ensino fundamental, cursos de iniciação profissional, aulas de informática e auxílio de R$ 100,00 por mês. O programa foi concebido como uma intervenção de caráter emergencial destinada a atender parcela significativa dos jovens entre 18 e 29 anos, que têm necessidade de retomar a trajetória escolar e prosseguir nos estudos. Em Imperatriz, o ProJovem atende 540 alunos, divididos em três núcleos.
Brasil Alfabetizado - Programa voltado para a alfabetização de jovens, adultos e idosos. É uma porta de acesso à cidadania e ao despertar do interesse pela elevação da escolaridade. Em 2010 alfabetizou 913 alunos e em 2011 atende a 1600 alunos na zona urbana e rural de Imperatriz.
Projecta - Melhor Escola - A rede de creches e educação infantil do município de Imperatriz utiliza desde 2009 o Sistema Projecta Melhor-Escola. O resultado da utilização das estratégias integradas desenvolvidas pelo Projecta - Melhor Escola como: formação continuada, acompanhamento pedagógico, visitas técnicas e reunião de pais, em parceria com a SEMED resultam na transformação profunda da realidade educacional das escolas em Imperatriz.