Foram abertas ontem, 5, as matriculas nas escolas da rede municipal de ensino. O procedimento se estende até o dia 13, sendo que o período letivo começa dia 06 de fevereiro. A informação é da secretária adjunta da Educação, Marinalva da Silva.
Marinalva da Silva garante que nenhuma criança entre 6 a 14 anos ficará fora da escola e que o município se compromete em garantir o que determina a lei. “O Código Penal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) determinam que toda criança entre 6 e 14 anos deve estar na escola, por isso a Secretaria Municipal de Educação garante a este grupo o direito à educação de qualidade através do oferecimento de turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental em toda a rede municipal de ensino distribuída nos diversos bairros e povoados de Imperatriz”.
A secretária adjunta da Educação explica ainda que é responsabilidade dos pais procurarem a escola para saber mais informações sobre a quantidade de vagas que serão oferecidas e que o ano letivo de 2012 terá início no dia 06 de fevereiro.

Educação de qualidade

Para garantir em Imperatriz uma educação de qualidade que priorize o desenvolvimento humano, a Secretaria Municipal de Educação desenvolve programas, ações e projetos, como:
Parceria com o Instituto Ayrton Senna: Através de parceria firmada com o Instituto Ayrton Senna e a empresa Suzano Papel e Celulose, a SEMED implantou na rede municipal de ensino os seguintes programas que integram a Rede Crescer do Instituto Ayrton Senna: Gestão Nota 10, Circuito Campeão, Se Liga e Acelera Brasil. Os programas têm como objetivo combater o analfabetismo, a repetência e o abandono escolar, preparando crianças e jovens para vencerem na escola e na vida.
Programa Mais Educação: Em parceria com o Ministério da Educação (MEC), as escolas realizam atividades optativas que envolvem: acompanhamento pedagógico, meio ambiente, esporte e lazer, direitos humanos, cultura e artes, cultura digital, prevenção e promoção da saúde, educomunicação, educação científica e educação econômica; que integram o programa Mais Educação. Doze escolas já participam do programa.
Escola Ativa: Implantado em março de 2011, o Programa Escola Ativa atende 15 escolas que fazem parte da Educação no Campo e possuem salas multisseriadas. O objetivo do programa é criar condições para a aprendizagem voltada para a compreensão da realidade social na qual a criança está inserida.
Tecnologia Educacional: No início de 2009, a Rede Municipal de Ensino possuía apenas 11 escolas equipadas com laboratórios de informática e 10 escolas com Mesas Educacionais do Sistema Positivo. Hoje, em toda a rede contabiliza-se 89 laboratórios de informática montados na zona urbana e rural. São: 56 laboratórios da PROINFO na Zona Urbana, 13 laboratórios da PROINFO na Zona Rural, 10 laboratórios da BGX Tecnologia (Brasil Online) e10 Mesas Educacionais do Sistema Positivo.