Nesta terça-feira, alunos, professores e demais interessados poderão participar do I Seminário Rede Justiça nos Trilhos. O evento acontece das 19:00 às 22:00 horas, no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), campus de Imperatriz. Com o tema “Caminhos para a pesquisa e atuação profissional”, o seminário tem o objetivo de apresentar à comunidade acadêmica os trabalhos desenvolvidos pela Rede Justiça nos Trilhos (JnT). Além disso, pretende instigar professores e estudantes para as atividades de pesquisa, extensão e atuação profissional.
A Rede Justiça nos Trilhos nasceu no final do ano de 2007 por iniciativa dos Missionários Combonianos, uma congregação da Igreja Católica que atua no Brasil e em diversos países do mundo e de outros grupos e organizações atuantes no Maranhão e no Pará.
A rede assume como prioridade a defesa da justiça ambiental e dos direitos das comunidades do corredor de Carajás, impactadas pelo ciclo de mineração e siderurgia. É composta hoje por movimentos sociais, sindicatos, pesquisadores universitários e militantes na causa ambiental, atuando em nível regional, nacional e internacional.
Em suas atividades, envolve prioritariamente três segmentos da sociedade: os movimentos populares e as comunidades locais, o meio acadêmico e as instituições públicas.
De acordo com o padre Dário Bossi, Missionário Comboniano e membro da coordenação da rede Justiça nos Trilhos, “o seminário vai ajudar a contextualizar melhor o estudo acadêmico dentro da realidade de conflitos socioambientais em que o povo da região tocantina e as comunidades ao longo do corredor de Carajás estão vivendo. Os estudantes poderão confrontar-se, inclusive, com outros jovens que assumiram de forma mais explícita seu compromisso”.
Durante a programação do evento, a Rede será apresentada por membros da coordenação, estudantes e jovens profissionais irão compartilhar os trabalhos desenvolvidos na rede e uma moradora do bairro Piquiá de Baixo dará testemunho sobre a luta frente aos impactos socioambientais sofridos na região. O evento ainda contará com uma mesa de debate composta por professores da UFMA, das áreas de Direito, Comunicação Social e Ciências Humanas.
O I Seminário Rede Justiça nos Trilhos é pensado não só para estudantes, é aberto para quem se interessar pela temática. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no local do evento, antes da abertura. No final do seminário, as pessoas que assinaram a lista de presença e participaram do seminário receberão certificado com carga horária de 3 horas de atividades complementares. (Assessoria de Comunicação)