Equipe de profissionais da Rede de Saúde Mental do Município visitam empresas e instituições para divulgar e conscientizar sobre a necessidade de prevenção ao suicídio. Na manhã dessa quinta-feira, 20, foi a vez do Centro de Especialidades Médicas Três Poderes.
A convite da coordenação da Divisão de Saúde da Mulher, eles passaram por todos os setores fazendo rodas de conversas. "É importante informar a população em geral, e principalmente aos servidores, para que eles tenham condições de orientar e direcionar as pessoas", explicou Priscila Maximiano.
Ela ressalta que saúde mental se faz em todas as áreas da saúde e não somente nos CAPSs. "Em todos os locais pode ter um profissional ou paciente que precisa de ajuda, então precisamos estar alinhados sobre como proceder ao encontrar alguém que necessita", afirmou.
Sobre a logística dessa ação, a psicopedagoga Tatiana Alencar, que atua no CAPS IJ e CAPS AD III, explica que é uma oportunidade de alertar as pessoas para os cuidados que se deve ter para prevenir o suicídio e mostrar como funcionam os dispositivos da Rede de Saúde Mental, que contam com três CAPSs.
"A gente faz acolhimento de recepção, com abordagens rápidas em conversas de grupo e individuais. No caso, dois usuários dos serviços, enquanto aguardam atendimento, a gente faz uma explanação breve, falamos da campanha, dos objetivos, sinais de alerta, como as pessoas podem solicitar ajuda e como a sociedade pode ajudar", ressaltou.
Para solicitar ajuda profissional, a população de Imperatriz conta com três Centros de Atenção Psicossocial, CAPSs, Ambulatório de Saúde Mental, Unidades Básicas de Saúde e o CVV 188. (Maria Almeida - Ascon)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16220
Comentários