Colaboradores da Companhia Energética do Maranhão em Imperatriz participaram, na última semana, do treinamento operacional de reguladores de tensão. O curso é voltado estritamente para área técnica e abordou desde as descrições mais básicas de funcionamento até a parte de operação e parametrização do “cérebro” do regulador.
“Para assegurar o desenvolvimento do Maranhão, a CEMAR busca cada vez mais distribuir energia com qualidade, para isso tem investido em tecnologia e equipamentos modernos. Atrelado a este crescimento, está também a capacitação dos seus colaboradores para trabalhar com novas técnicas que o mercado está oferecendo e que se faz necessário, frente às exigências dos consumidores e do órgão regulador”, afirma o líder de Obras de Rede de Distribuição, Antônio Diego Abreu.
Para o instrutor da Itb Equipamentos Elétricos, empresa fornecedora dos reguladores, Alexandre Garcia, esse curso é de grande relevância, pois o banco regulador de tensão é um dos principais elementos que a CEMAR tem para inserir na rede, com capacidade de corrigir e entregar uma tensão de qualidade para o cliente.
“Conscientizar tanto os fornecedores da CEMAR ao uso correto, sobre o fator segurança e como se opera esse instrumento é muito importante porque este equipamento é muito complexo” afirmou.
O técnico operacional Charley Muniz, foi um dos participantes dessa primeira turma neste formato. Ele aprovou a iniciativa e pôde esclarecer muitas dúvidas. “Gostei bastante, aprendi bastante, sempre quis fazer este curso. O ministrante é muito bom, domina bem o assunto. Eu já tinha acompanhado equipes, mas nunca tinha manuseado com o banco regulador. Agora vamos trabalhar mais confiante, sabendo que daremos conta de resolver o problema, só estamos ganhando com este curso” afirmou.
(Assessoria de Imprensa da CEMAR)