Francimar Moreira
É verdade, embora em todas as pesquisas confiáveis, Alberto Moreira pontuasse como um dos candidatos favoritos a Prefeito de São Miguel do Tocantins; decidiu-se, no entanto, após a deserção de um importante aliado e uma minuciosa avaliação, por um recuo estratégico e uma aliança tática.
Aliás, o principal articulador do grupo político que foi favorecido pela aliança, com o fortalecimento de sua candidata a prefeita, disse com todas as letras:
- Se o “fulano” não tivesse abandonado o barco do Alberto, nós é que estaríamos, neste momento, retirando nossa candidatura para apoiá-lo (...).
O recuo foi uma mirada à frente e uma resposta aos que atentaram contra a candidatura do Alberto. Sobretudo, considerando-se a realidade sócio-política que envolve as comunidades daquele município, onde são muito fortes os laços familiares e o convívio comunitário em vilas ou povoados, o que, naturalmente, fortalece grupos políticos que tenham penetrações mais efetivas entre as famílias e movimentos sociais locais.
A aliança abriu caminhos para o futuro e assustou quem duvidava dela. Mas, sobretudo, respeitou a lógica e o bom senso. Visto que, o ex-prefeito Jesus Filho, sua esposa Elisângela (atual candidata da aliança) e os seus familiares, num gesto de absoluta grandeza, decidiram apoiar, em 2012, a candidatura do jovem Alberto Moreira a prefeito de São Miguel, mesmo sob a contestação de alguns que alegavam: “O Alberto não é um dos nossos” – razão para o ex-prefeito e sua esposa serem agora os aliados preferenciais.
Também é verdade que o gesto do ex-prefeito Jesus Filho serviu como indutor para que o ex-prefeito Otacílio Gregório e sua esposa, dona Maria Tavares (atual candidata a vice-prefeita da aliança) e seus familiares; o ex-prefeito Paulo Humberto e sua digníssima família e, ainda, uma plêiade de aliados políticos: dona Raimunda Gomes, Cipriano, Dr. Deocleciano, Sula Borba e vários outros representantes de partidos políticos aderissem à candidatura do Alberto – fatos que comoveram e honraram o jovem político e sua família.
O insucesso da candidatura do Alberto, em 2012, deveu-se, sobretudo, aos fatos de seu concorrente residir no povoado de Bela-Vista, onde o número de eleitores supera o da sede, e o vice deste ser do povoado Grota do Meio, terceiro maior reduto eleitoral do município, e, ainda, terem os eleitores desses dois redutos votados, preferencialmente, nos “filhos do lugar” – reforçando a tese dos laços familiares e de união entre vizinhos.
Não há dúvida de que, tanto o recuo como a aliança foram gestos consequentes e politicamente acertados, visto terem como objetivo, entre outros, a formação de um grupo político que pretende extrapolar as fronteiras de São Miguel, aliar-se aos municípios de Itaguatins, Axixá, Sítio Novo – onde o jovem prefeito Jair Farias está fazendo um excelente trabalho e exerce forte liderança – e ampliar seu raio de AÇÃO visando fortalecer politicamente todo o “Bico do Papagaio”.
É evidente que a pretensão do grupo não deve se restringir a interesses meramente político-eleitoreiros; se assim fosse, já nasceria socialmente estéril e politicamente inútil. O objetivo maior é a construção de lideranças políticas fortes e dinâmicas, capazes de lutar de forma articulada e obstinadamente, junto aos Ministérios, Autarquias e outros órgãos governamentais, pelo desenvolvimento da região do Bico e sua gente.
Neste sentido, é alvissareira a ação política, e muito profícua a liderança exercida pelo prefeito Jair Farias, cuja capacidade de articulação lhe faz conhecido e respeitado em todo estado do Tocantins, o que lhe facilita o acesso a gabinetes importantes de Palmas e Brasília, em suas constantes caminhadas reivindicatórias.
Necessário se faz que se lute com habilidade e perseverança, com o objetivo de criar as condições para que o filho de meus amigos Francisco e Maria Farias, o prefeito Jair, alce voos políticos e possa, com a determinação que lhe é peculiar, servir o povo de sua região.
Embora, para alguns dicionaristas, ESTRATÉGIA e TÁTICA signifiquem sinônimos, no planejamento da guerra representam momentos e/ou situações diferentes!...
Que a estratégia do recuo seja de fato positiva, e a aliança tática deveras bem sucedida.
Imperatriz, 14 de agosto de 2016
Comentários