A Prefeitura Municipal de Imperatriz, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para Mulher (SMPM) e o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM), realizou a 5ª Conferência Municipal de Políticas para as Mulheres, com o tema central “Mais Direitos, Participação e Poder para as Mulheres”. O evento aconteceu na última quinta e sexta-feira, dias 10 e 11, no auditório da Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI), com o objetivo de discutir e elaborar planos e propostas de políticas públicas voltadas à construção da igualdade, além de destacar as conquistas, desafios de gênero e consolidação de direitos para as mulheres.

Na oportunidade, esteve presente o prefeito de Imperatriz, Sebastião Madeira; a secretária de Estado da Mulher, Laurinda Pinto; a conselheira estadual, Irilene Silva Alcântara; a secretária da Mulher, Conceição Formiga; a presidente do CMDM, Deise Cortês; o promotor de Justiça Alenilton Santos, respondendo pela promotoria de justiça de Defesa da Mulher; a delegada titular da Mulher, Ticiana Meira Marques; a coordenadora do Fórum de Mulheres, Maria do Rosário Silva Rodrigues; a coordenadora do Centro de Referência e Atendimento à Mulher (CRAM), Sueli Brito Barbosa; a coordenadora da Casa Abrigo, Neusa Araújo Santos; a coordenadora de Articulação de Políticas Públicas, Ana Paula Lixa; o representante do poder legislativo municipal, vereador  Adonilson Lima (PCdoB); a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Rosyjane Paula; a secretária de Desenvolvimento Social, Mirian Ribeiro; movimentos sociais, sociedade civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, entre outros.
A secretária Laurinda Pinto participou da mesa de abertura do evento, destacando a importância da conferência no município de Imperatriz como peça fundamental no fortalecimento de políticas públicas para mulheres no estado do Maranhão. “A conferência é relevante para fortalecer e aprofundar discussões sobre estratégias de políticas públicas, uma vez que é parte fundamental para nossa organização e para a construção de uma sociedade com igualdade e direitos”, frisou.
Em discurso, o prefeito Sebastião Madeira parabenizou os organizadores da conferência e pontuou sobre a importância do evento e o valor da mulher na sociedade.  “Ao longo dos últimos anos, a mulher vem conquistando seu espaço em todas as esferas sociais. Nosso governo tem o compromisso com a causa das mulheres e temos reconhecido e valorizado seu trabalho. Parabéns para essas mulheres guerreiras, que trabalham na cozinha, nas escolas, nos hospitais e nos mais diversos lugares, pela luta e o merecido reconhecimento”, disse o prefeito.
A secretária da Mulher, Conceição Formiga, ressaltou a importância da conferência para fortalecer e garantir a aplicação dos direitos e elaboração das políticas públicas voltadas à construção da igualdade. “A conferência é uma ação de grande importância na consolidação e avanços para as políticas voltadas às mulheres, uma vez que há a possibilidade de discutir prioridades e propostas”, disse.
Durante o evento, foram formados grupos temáticos entre os participantes que discutiram e apresentaram propostas relacionadas ao tema, a partir dos seguintes eixos: Contribuição dos conselhos de direitos da mulher e dos movimentos feministas e de mulheres para efetivação da igualdade de direitos e oportunidades; Estruturas institucionais e políticas públicas desenvolvidas para mulheres no âmbito municipal, estadual e federal; Sistema político com participação das mulheres e igualdade: recomendações e sistema nacional de políticas para as mulheres: subsídios e recomendações.
Ao final do evento, houve a indicação por votos de 15 delegadas, sendo seis representantes do poder público e nove da sociedade civil, que representarão o município de Imperatriz na IV Conferência Estadual de Políticas para Mulheres, que acontecerá no período de 11 a 13 de novembro, na capital do Estado. [Francisco Lima – ASCOM]