Geovana Carvalho

A realidade das quebradeiras de coco será retratada em documentário por uma equipe francesa de TV. A produção será exibida em um tradicional programa francês do canal 3.
O “FAUT PAS REVER” é um programa de viagem, que aborda de forma aprofundada, através de blocos de reportagens e documentários, temas econômicos, sociais e culturais. O programa, exibido uma
vez por mês, mistura assuntos revelados pelas matérias e discussões entre convidados no estúdio na França, com duração de duas horas.
As filmagens começaram ontem (21) e seguirão por todo o dia de hoje. De acordo com a presidente do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu, Antonia Querubina da Silva. A proposta da produção é ressaltar a luta diária das quebradeiras de coco da comunidade Vila Conceição. A quebra de coco, a queima do carvão, a extração do azeite, a fabricação de sabonete, o mesocarpo, a cultura da comunidade e o sustento das famílias serão o foco do documentário. Segundo o produtor Flávio Somogyi,
o trabalho divulgará a Organização das Quebradeiras de Coco na França e deverá contribuir para eventuais apoios ao MIQCB na Europa.
A produção francesa é inspirada em um documentário anterior sobre a vida das quebradeiras no Maranhão, gravado no Ciriaco em 2008. A produção foi lançada no Rio de Janeiro e vista, na ocasião, pelo então presidente Lula e artistas de renome nacional, segundo Antonia Querubina.

O Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu atua nos quatro estados: Maranhão, Piauí, Pará e Tocantins, em forma de regionais.
No Maranhão, o MIQCB tem sede na capital São Luís e ainda conta com três regionais, sendo uma na Baixada Maranhense (no município de Viana), outra no Médio Mearim (em Pedreiras) e ainda outra em Imperatriz.
O MIQCB ainda conta com uma regional em Tocantins (Bico do Papagaio), outra no Sudeste do Pará (São Domingos do Araguaia) e ainda outra no Piauí (Esperantina).