Aparecida Marconcini Prestes
Esteve em Imperatriz, no período de 18 a 20/02, o bicampeão mundial de Xadrez, Rafael Leitão, que cumpriu cronograma de visitas aos centros de ensino que participam do projeto Xadrez na Escola, na Unidade Regional de Educação de Imperatriz (UREI): CE Nascimento de Moraes, CE Newton Barjonas Lobão (CAIC), CE Graça Aranha, CE Dorgival Pinheiro de Sousa, CE Nova Vitória, CE Caminho do Futuro e CE Governador Archer.
Rafael Duailibe Leitão, que é enxadrista e heptacampeão brasileiro, detendo os títulos de Grande Mestre Internacional de Xadrez pela FIDE (Fédération Internationale des Échecs) e pela ICCF (International Correspondence Chess Federation), coordena o projeto Xadrez na Escola, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio da Secretaria Adjunta de Programas e Projetos Especiais (Sappe). O Xadrez na Escola começou em 2017, como projeto piloto, atendendo cerca de 800 alunos, na faixa etária de 7 a 14 anos. Em 2018, o projeto foi ampliado com a proposta de beneficiar aproximadamente 15 mil estudantes, a partir da capacitação de professores da rede, em especial os de Educação Física.
"No início, o projeto atendia poucas escolas, mas o resultado foi muito satisfatório, com grande interesse em participação de outras escolas e alunos. Então, tivemos autorização do Governo do Estado para expandir o Xadrez na Escola", explica Rafael Leitão. "Agora em 2019, começamos o ano letivo com todo o material nas escolas e os professores já capacitados. Enfim tudo pronto para que o projeto de xadrez se desenvolva da melhor forma possível", afirma Rafael. "Acredito que muito rapidamente estaremos colhendo os frutos", conclui o Grande Mestre enxadrista.
Durante as visitas aos centros de ensino, Rafael Leitão conversou com os estudantes, que receberam orientações sobre o funcionamento do tabuleiro de xadrez, informações sobre as peças e seus movimentos, demonstrações de jogadas, além de motivação para o aprendizado deste esporte, que também é considerado como jogo, arte e ciência. Os estudantes ainda tiraram dúvidas e desafiaram o Bicampeão Mundial em algumas partidas de xadrez.
"Estou muito feliz com o Projeto Xadrez na Escola, porque é um sonho antigo que está se realizando", conta Rafael Leitão. Ele explica que o xadrez traz uma série de benefícios para as crianças e adolescentes, em idade escolar, e para pessoas de qualquer idade também. "Os estudantes, além de aprenderem a jogar xadrez, estarão sendo inseridos neste mundo novo, que pode proporcionar uma melhora na concentração, na tomada de decisões, disciplina, paciência, respeito às regras e uma série de outras qualidades que um jogo de xadrez, que chamamos de esporte da mente, pode proporcionar", explica Rafael.
O gestor escolar, professor Francisco Ferreira de Deus Henrique, do Centro de Ensino Governador Archer, escola pioneira em educação inclusiva no Sul do Maranhão, está muito satisfeito com o Projeto de Xadrez. "A escola tem se destacado em muitas modalidades esportivas, como Futebol, Vôlei de Praia, Natação, Atletismo e Jiu-jitsu, sendo que na Natação fomos Medalhas de Ouro, no Estadual, por isso chegamos até na etapa nacional", conta o gestor. "Agora vamos incluir a modalidade Xadrez, até mesmo para os alunos com deficiência", conta o professor Francisco. "Agradeço ao Governo do Estado, por meio da Seduc e URE de Imperatriz, por este importante projeto, porque vem somar aos anseios de desenvolvimento educacional que buscamos nas escolas da rede pública estadual", finaliza o gestor escolar Francisco de Deus.
"Quando pensamos em esportes, lembramos mais das modalidades que trabalham o aspecto físico. Mas, o Xadrez é um esporte diferenciado porque trabalha o intelecto, a memória e o raciocínio", destaca a gestora Regional de Educação de Imperatriz, Profª Drª Orleane Evangelista de Santana, que acompanhou o bicampeão de Xadrez Rafael Leitão, nas visitas aos centros de ensino, participantes do Projeto de Xadrez, na URE de Imperatriz.
O Projeto Xadrez nas Escolas tem como objetivo fortalecer o esporte educacional na Rede Pública Estadual de Ensino. Na URE de Imperatriz, o projeto foi lançado em agosto de 2018, quando aconteceu a formação para professores e gestores escolares. Cada escola participante recebeu um kit de materiais, composto por 1 Xadrez Mural, 20 jogos de peças, 20 tabuleiros e 20 exemplares do livro "Aprenda Xadrez com Rafael Leitão" (Rafael Leitão/Nicolau Leitão), com o passo a passo do jogo, a ser utilizado no ensino-aprendizagem durante a hora-aula semanal de xadrez, que o projeto prevê.
Comentários