Por Eva Fernandes

QUINTESSÊNCIA: ANTOLOGIA POÉTICA, dos autores Ribamar Silva, Trajano Neto, Elson Araújo, Weliton Carvalho e Lua Serena, é uma obra que reúne poemas que descrevem e ao mesmo tempo propõem reflexões propositivas sobre os acontecimentos do quotidiano.
O livro possui 140 páginas, nas quais cautelosamente os cinco escritores fazem refletir nas letras sentimento real e surreal. A organização e edição foi feita por Adalberto Franklin - um dos melhores escritores imperatrizenses. O prefácio do livro tem a assinatura de Domingos Cezar – membro da Academia Imperatrizense de Letras. A obra não se prende a uma temática específica. Discute temas diversos, ao passo em que a convergência de pensamentos estruturados em poesia se cruza por meio de resgates de momentos sublimes e buscam encantar o leitor.
O lançamento da obra foi nessa terça-feira (06), no Salão do Livro de Imperatriz – um dos maiores eventos do Estado. Políticos e comunidade prestigiaram a solenidade da publicação, que reúne quatros autores maranhenses e uma autora gaúcha.
O livro é um convite para ajudar ao leitor a mergulhar e compreender sentimentos, situações e acontecimentos peculiares. Sobretudo, propositivo na variedade de temas mencionados nos textos. Nas palavras do idealizador do projeto da QUINTESSÊNCIA, Ribamar Silva, a obra busca interatividade. Pois, sem o leitor, o livro será sempre uma obra incompleta. “Portanto, hoje estamos entregando a primeira etapa desta obra. A segunda parte é a apreciação dos leitores. O livro está entregue!”, finaliza.
Leia o livro e você certamente terá uma nova concepção sobre religião, universo, amor, entre outros temas. Como disse, é uma obra rica na diversidade de abordagens. Em suma, o leitor entenderá a essência da complexidade em que se dá a relação entre os poemas da publicação e contexto social contemporâneo. Visto que a riqueza das poesias faz com que o leitor crie uma imagem que o ajude a melhor compreender o sentido das histórias ao mesmo tempo em que faz uma analogia entre a subjetividade e a realidade.