Com o selo da Ética Editora, que possui mais de 700 títulos já publicados desde sua fundação, a obra  (140 páginas) reúne cinco autores de estilos distintos, contudo, de acordo com a apresentação dos seus “construtores, longe de segmentá-la  enriquecem-na, pois o leitor terá a oportunidade de fazer uma leitura a partir da percepção de cada um,  convergindo de forma bela para a composição de um todo harmônico”.
“Compreendemos que a poesia se configura como um elemento composto por substância imaterial e que tem o dom de comover, sensibilizar e despertar sentimentos belos e sublimes em quem com ela mantém contato. Portanto, trata-se de um elemento proveniente do espírito e não do fazer manual”, afirmam os autores.
O lançamento de Quintessência acontece no “Café Literário”, um dos espaços tradicionalmente mais frequentados do Salão do Livro (Centro de Convenções), às 20h desta terça-feira.
O exigente editor literário Adalberto Franklim, que juntamente com o escritor Ribamar Silva, com quase 20 obras publicadas, assina a coordenação editorial do livro, escreve na “orelha do livro”: “Esperar da reunião de cinco poetas que se distinguem pela sensibilidade, pelo lirismo, pela paixão; pelo canto ao amor ausente e o encanto com o amor presente; pela percepção de beleza no singelo e o respeito à condição humana?”, pergunta o editor logo no início do texto, para arrematar no final “uma obra que, sem qualquer favor, se inscreve entre as melhores da literatura poética aqui publicadas. Ler Quintessência é, sem dúvida, um mergulho poético do que melhor se produz na literatura destes rincões maranhenses”.
O prefácio do livro leva a assinatura do escritor, membro da Academia Imperatrizense de Letras - AIL, Domingos Cezar. “Ao ler cuidadosamente cada frase de cada verso para prefaciar esta obra, eis que me vejo frente a uma coisa nova e boa em nossa literatura”, escreve o titular da Cadeira 32 da AIL.

Os autores
Quintessência: Antologia poética reúne cinco autores. São quatro maranhenses, Ribamar Silva, Trajano Neto, Elson Araújo e Weliton Carvalho, e uma gaúcha, da cidade de Pelotas, Lua Serena Poetisa. Os três primeiros, num total, em publicações solo ou em antologias, já publicaram  mais de 20 obras. Os dois últimos estreiam em livro.