Domingos Cezar*
Muita gente se pergunta o que é a Academia Imperatrizense de Letras – AIL, que se abriga num dos mais antigos e suntuosos prédios da cidade, em frente à Praça da Cultura. Outra indagação: quem são os homens e mulheres que compõem aquela Casa de Letras?
Resolvi agora responder esses questionamentos. A AIL, a exemplo das grandes academias, tem 40 cadeiras destinadas a 40 membros e seus respectivos patronos. São 33 homens e 7 mulheres, de variadas profissões, mas todos com uma dedicação: a literatura.
Atualmente, a AIL está desfalcada de um dos seus membros: o jornalista, editor e historiador Adalberto Franklin, falecido recentemente. A Cadeira 20 está vazia, porém deve ser ocupada com a eleição e posse do novo membro. Adalberto Franklin será o patrono do XV SALIMP.
A AIL tem em seu quadro quatro advogados: Agostinho Noleto, Edmilson Franco, Juscelino Pereira e Sálvio Dino; e dez professores: Arlene Azevedo, Arnaldo Monteiro, Carlos Ociran, Edna Ventura, José Geraldo da Costa, Liratelma Cerqueira, José Ribeiro, Magno Urbano, Marcos Fábio e Tereza Bom-Fim. Dois médicos: Adriana Moulin Picoli e Itamar Dias Fernandes; tem ainda um desembargador, Lourival Serejo; dois juízes, Aureliano Neto e Weliton Carvalho, e um promotor, Cássius Guimarães Chai. Tem, ainda, quatro jornalistas: Domingos Cezar Ribeiro, Edmilson Sanches, Tasso Assunção e Valdir Braga.
A religiosidade também se faz presente na Academia, com as cadeiras dos padres Cícero Marcelino e Francisco Lima, e do pastor Luiz Carlos Porto. Tem, ainda, um funcionário público - Ariston de França, um cineasta - Joaquim Haickel e uma assistente social - Maria Helena Ventura de Oliveira.
Compõem também a AIL dois artistas - Lília Diniz e Zeca Tocantins; o corretor imobiliário e assessor político Raimundo Trajano Neto e um jornalista aposentado, Osmar Walcacer, e o aviador aposentado José Herênio. Ainda quatro empresários: Gilmar Pereira, Itaerço Bezerra, Leonildo Alves e Livaldo Fregona.
Ressalta-se que da Academia foram eleitos um prefeito de Imperatriz, vice-governador e governador do Maranhão, José de Ribamar Fiquene; um vice-prefeito de Imperatriz e vice-governador do Estado, Luiz Carlos Porto; um vereador de Imperatriz, Raimundo Trajano Neto, e um vereador em Carolina, Valdir Braga.
E ainda o acadêmico Sálvio Dino, eleito vereador em São Luís, deputado estadual por dois mandatos e prefeito do município de João Lisboa por dois mandatos. Atualmente, Luiz Carlos Porto exerce o cargo de secretário de Estado de Relações Institucionais. *Domingos Cezar, secretário e membro fundador da Academia Imperatrizense de Letras – Cadeira 32
Comentários