Nessa quarta-feira (24), a campanha “Quebrando o Silêncio” foi apresentada na Câmara Municipal de Imperatriz pelo pastor Alexandre Meneses – presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD) no sul do estado.

O projeto acontece anualmente em oito países da América do Sul – Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai desde 2002 – e este ano, o objetivo da campanha é alertar a população sobre os malefícios que o álcool e as drogas ocasionam, bem como sobre os diversos tipos de violência que podem acontecer em decorrência do consumo destes.
Para o vereador Rildo Amaral (Solidariedade): “O projeto é muito importante, já que ele combate um mal que está sendo a grande doença de hoje que é o vício do álcool e da droga. Muitos jovens e adultos se envolvem ou conhecem, inclusive eu, e por isso todos precisam se conscientizar a respeito dos malefícios”, afirmou.
O vereador também relatou sua experiência com o consumo de álcool que foi encerrada há cinco anos: “Desde os meus onze anos até os meus 33, eu sustentei o uso de bebidas constantes e quando eu estava perto de parar, chegava a vomitar de 8 a 10 vezes ao dia. Além dos problemas sociais e psicológicos, ainda tive que enfrentar a obesidade e o sedentarismo. Portanto, nesse momento, vale reforçar a importância desse tipo de conscientização”, considerou.
A responsável pela campanha em Imperatriz, professora Lucélia Santos, salienta que essa ação é importante porque: “Enfatiza a importância de não ‘beber’ e de não fumar, já que a partir do momento em que se toma o primeiro gole, abre espaço para outros vícios como o das drogas”. Ela também ressalta que em muitos casos, ao chegar em casa, a pessoa embriagada tende a ser violenta, agredindo seus familiares, resultando em um lar desestruturado e marcado pela dor.
Apesar da grande mobilização só ocorrer no próximo sábado (27), vale lembrar que durante toda a semana estão ocorrendo visitas a entidades e escolas municipais com palestras de orientação a fim de conscientizar a população em geral sobre os malefícios do consumo de álcool e drogas.
Alguns pastores da sede da IASD localizada em Imperatriz estão visitando as escolas dando palestras e distribuindo materiais educativos. Uma das escolas visitadas foi o Centro Educacional Urbano Santos, no qual o pastor Tiago Procópio esteve dando orientações para os alunos do segundo ano do ensino médio. Para a estudante Patrícia Polva, a palestra foi muito pertinente: “Minha mãe bebe e eu vou dar essa revista para ela e falar o que aprendi aqui hoje”, relata.
Já para a professora Aparecida Alves, da escola Marechal Costa e Silva, a palestra só reforçou o que eles têm ensinado: “Sempre conversamos sobre esse assunto, mas quando vem alguém de fora eles acham mais interessantes e isso prende a atenção deles. Infelizmente, os alunos cujos pais bebem demostram comportamento diferente e essa revista vai ajudá-los a seguir um caminho diferente”, finalizou. (Simone Joe /Assessoria da Igreja Adventista no sul do Maranhão – TV Novo Tempo. Colaboração: Even Grazziely)