Os conflitos em sua grande maioria são gerados por falhas na comunicação, seja por não falar o que realmente se deseja, por expressar erroneamente as necessidades ou ainda por não saber utilizar corretamente a linguagem. Por outro lado, a melhor forma de resolver os conflitos é por meio do diálogo, se utilizando a comunicação assertiva.
A assertividade é a capacidade de nos expressarmos aberta e honestamente, sem negarmos os direitos dos outros. Uma pessoa assertiva é positiva, se demonstra autoconfiante e sabe expressar sua opinião de forma clara, o que gera um comportamento equilibrado e permite que a pessoa identifique com segurança quais são as ações mais adequadas para determinado momento.
A comunicação é uma excelente ferramenta para o desenvolvimento das relações humanas, seja em âmbito pessoal ou profissional. Existem alguns fatores capazes de influenciar na sua eficiência e a assertividade é um deles.
Saber o que vai falar, ser direto, prestar atenção no outro, observar se está sendo compreendido, ter cuidado com a linguagem usada, usar bom humor, falar com entusiasmo demonstra ao outro que você acredita em suas palavras, ou seja, está atento à linguagem corporal.
No campo profissional, ser assertivo significa dominar o conhecimento de sua profissão e conseguir expor, de forma clara e resumidamente, os fatos, os números, os indicadores e os resultados, sempre que necessário.
A objetividade na comunicação é ir direto ao ponto, sem rodeios ou agressividade, expondo as ideias sem imposição direta, para atingir objetivos bem definidos. Não há porque se preocupar em ser assertivo em uma conversa de happy hour com os amigos, quando o assunto é o futebol de domingo.
No ambiente profissional tem-se objetivos claros que devem ser cumpridos porque fazem parte das atribuições ou funções, das metas a serem conquistadas e como impactarão na avaliação de desempenho.
Portanto, chegar ao melhor resultado faz parte do que se espera de cada um como qualificação profissional. A comunicação assertiva ajuda tanto no papel de gestor, quanto no de subordinado.
Como líder, solicitar algo à sua equipe de forma assertiva, respeitosa e sem hesitação assegura que todos os pontos sejam desenvolvidos e, na maioria das vezes, até mesmo superados.
Como funcionário, interagir com o superior com assertividade permite conquistar respeito por contribuir com sugestões e alertar para possíveis problemas que não foram vistos anteriormente.
Deve-se evitar uma das falhas mais comuns na comunicação do dia a dia, que é falar ou escrever sem os devidos cuidados com o idioma. Na comunicação falada já é difícil de ouvir determinados erros de linguagem, mas na comunicação escrita é pior ainda.
Usar a empatia, colocando-se no lugar do outro! Será que a outra pessoa está entendendo o que você comunica? Será que você está tagarelando sem deixar os demais também se comunicarem? Enfim, faça um exercício de pensar como seria estar do outro lado enquanto você se comunica.
A linguagem corporal também é importante. A comunicação é feita basicamente da linguagem falada (escrita e oral) e da corporal. Muitas pessoas não prestam atenção na própria gesticulação e a do outro. Fique atento. Existem diversos sinais que demonstram se a conversa está agradável ou chata. Pesquise a respeito e preste atenção na reação das outras pessoas enquanto você se comunica.
É importante ter sempre em mente que tempo é dinheiro. Portanto, não se deve desperdiçá-lo. Quanto mais se demora para expor as ideias, maiores serão as dificuldades enfrentadas.
Quando se diz tudo de forma objetiva e direta, evita-se o retrabalho e as tarefas são realizadas em menos tempo. Isso reduz, inclusive, a ansiedade. Deve-se levar em consideração também um ponto importante na questão do menor tempo possível: o contexto. Existe a hora certa para se comunicar assertivamente.
A inteligência emocional é importante para que a comunicação assertiva ocorra, ao transmitir as informações desejadas de forma clara, e, ao mesmo tempo, ouvir atentamente e de forma calma quando o outro indivíduo estiver falando.
A comunicação assertiva é um meio de inspirar pessoas, obtendo o comprometimento destas como resultado da qualidade nas relações, da confiança, da comunicação transparente e coerente, na qual os interlocutores atribuem o conceito de ser, e parecer ser, verdadeiro. O emprego da comunicação assertiva favorece o ambiente no qual as pessoas sentem-se confortáveis para expressarem suas opiniões, concordando ou discordando das ideias, decidindo manter ou não seus pontos de vista, em função dos objetivos em comum.
A pessoa que pratica a comunicação assertiva sabe dizer não, expressa discordância e insatisfação, mas, ao fazê-lo, direciona esses sentimentos ao comportamento e não à pessoa, sem constrangimento ou ansiedade, fazendo com que a outra pessoa saiba exatamente o que deseja ou precisa, sem tentar dominar, humilhar ou insultar aquele que recebe a informação ou mensagem.
No contexto empresarial, as falhas de comunicação são um dos principais gargalos. Quando as informações não são compartilhadas de forma correta, surgem grandes dificuldades nas relações, na execução dos trabalhos e no alinhamento das demandas. Como consequência, os resultados acabam sendo limitados e geram prejuízos às empresas e seus colaboradores. Vale ressaltar que aprender a se expressar de forma verbal e não verbal é fundamental para o sucesso das relações interpessoais nas empresas.
Na vida pessoal, saber se comunicar também facilita o andamento das relações e a manutenção de um canal de comunicação aberto com familiares, colegas e amigos. Dessa forma, é fundamental se comunicar de forma assertiva para o sucesso nas relações sociais, sejam elas pessoais ou empresarias!
Maria Rúbia Santos Canavieira
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