Estudantes de 40 escolas do Maranhão participarão do pré-teste do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que será aplicado em todo o país no período de 2 a 30 de maio. A avaliação irá revelar os indicadores de qualidade do ensino. A informação é da coordenadora estadual da Prova Brasil/Enem, Vera Lúcia Gonçalves Pires, também supervisora de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A avaliação amostral acontece a cada três anos. A próxima acontecerá em maio e participarão 40 escolas maranhenses, das quais 20 das redes municipais, 19 da rede estadual de ensino e uma da rede particular. Participam dessa avaliação alunos com idade entre 15 e 16 anos que estão cursando 7º, 8º ou 9º ano do ensino fundamental e qualquer série do ensino médio.
As avaliações terão 35 alunos inscritos por escola e compreenderão a aplicação de até dois modelos de provas: escritas de Leitura, Matemática e Ciências e eletrônicas (Leitura, Matemática ou Resolução de Problemas).
De acordo com Vera Lúcia, “é de extrema relevância a avaliação dos estudantes ao final da educação obrigatória para verificação da aquisição conhecimentos e habilidades, que são essenciais para uma participação plena em sociedades modernas, com foco em leitura, matemática e ciências”.
O Pisa é desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A avaliação fornece indicadores de alta qualidade do ensino. No Brasil, participarão da avaliação 902 escolas, 25 mil estudantes, 256 escolas com aplicação eletrônica, 35 estudantes por escola.
Publicado em Cidade na Edição Nº 14357
Comentários