Estudantes de 40 escolas do Maranhão participarão do pré-teste do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (Pisa), que será aplicado em todo o país no período de 2 a 30 de maio. A avaliação irá revelar os indicadores de qualidade do ensino. A informação é da coordenadora estadual da Prova Brasil/Enem, Vera Lúcia Gonçalves Pires, também supervisora de Avaliação Educacional da Secretaria de Estado de Educação (Seduc).
A avaliação amostral acontece a cada três anos. A próxima acontecerá em maio e participarão 40 escolas maranhenses, das quais 20 das redes municipais, 19 da rede estadual de ensino e uma da rede particular. Participam dessa avaliação alunos com idade entre 15 e 16 anos que estão cursando 7º, 8º ou 9º ano do ensino fundamental e qualquer série do ensino médio.
As avaliações terão 35 alunos inscritos por escola e compreenderão a aplicação de até dois modelos de provas: escritas de Leitura, Matemática e Ciências e eletrônicas (Leitura, Matemática ou Resolução de Problemas).
De acordo com Vera Lúcia, “é de extrema relevância a avaliação dos estudantes ao final da educação obrigatória para verificação da aquisição conhecimentos e habilidades, que são essenciais para uma participação plena em sociedades modernas, com foco em leitura, matemática e ciências”.
O Pisa é desenvolvido pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A avaliação fornece indicadores de alta qualidade do ensino. No Brasil, participarão da avaliação 902 escolas, 25 mil estudantes, 256 escolas com aplicação eletrônica, 35 estudantes por escola.