As quadras de voleibol têm muito a ensinar aos empresários. Foi o que mostrou a ex-jogadora de vôlei de areia e agora embaixadora do Banco do Brasil - BB, Sandra Pires, medalhista olímpica que deixou as quadras para realizar palestras motivacionais pelo país. A conversa com os empresários aconteceu na noite de quinta-feira, 14, durante a programação da Fecoimp, promovida em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Imperatriz - ACII.
Entre a demonstração de fotografias da sua infância e relatos de como descobriu o esporte, Sandra explicou por que os empresários precisam de motivação: “Todos têm um sonho na vida e chega um momento que precisamos colocar em prática. Além disso, temos que arriscar, acreditar e investir em algo que somos apaixonados. Assim como fui com o vôlei, os empresários precisam ser apaixonados pelo o que fazem”.
Paixão foi o ingrediente de sucesso na carreira de Sandra. Aos 11 anos de idade teve seu primeiro contato com o esporte, quando mudou de uma escola municipal para uma privada. Dez anos depois de tornar-se titular do seu primeiro time, o Rio Forte, a ex-jogadora conquistou a primeira medalha olímpica, em 1996, aos 21 anos. Hoje, exatamente 21 anos depois da conquista pioneira, a ex-jogadora agora exibe no peito os frutos que suas palestras deixam na mente das pessoas.
“Parar de jogar foi uma decisão muito difícil. E, por eu não ter me planejado direito, as coisas foram acontecendo. No esporte é importante você ter autoconfiança e a vontade de competir, mas para a vida é mais difícil, então você tem que ir com calma e trabalhando isso. A vida aqui fora é um pouco diferente de dentro da quadra. Por isso, tento mostrar às pessoas a importância de lidar com isso”, diz a palestrante.
Além de uma excelente jogadora, Sandra também se enxerga como empreendedora. “Na verdade, todo jogador é empreendedor. Você precisa correr atrás de patrocinador, escolher os profissionais que irão trabalhar com você, como psicólogo, fisioterapeuta, técnico, inclusive a sua parceira de quadra. Todos precisam ter o mesmo objetivo para que as coisas deem certo. Os empresários têm que lidar diretamente com isso todos os dias: escolher bem a equipe que vai atuar com ele”.
Durante a conversa, a palestrante mostrou o que uma dupla de vôlei de praia tem relacionado com uma empresa. “Dentro do ambiente empresarial você deve trabalhar com seus companheiros, com chefes que mudam o tempo todo e você precisa lidar com a diferença, como as parceiras de quadra também mudam constantemente. Você entra em quadra para ganhar e você só abre uma empresa para render”, comparou.
O superintendente regional do BB, Raul Mohamed, revelou que a ideia de trazer uma ex-jogadora de vôlei como palestrante motivacional foi uma forma de causar inspiração nos empresários da cidade. “O empresariado precisa de uma palavra de motivação. Quando você vai abrir uma empresa, que é um meio competitivo, a questão da motivação é importante. Uma jogadora como a Sandra, nossa primeira medalhista olímpica no Brasil, tem toda uma história de conquistas e vitórias, e isso não vem fácil, nós sabemos da luta. É interessante que os empresários ouçam essa história para se inspirarem”.
Para o superintendente, uma história de vida positiva pode atrair a força interior de quem está motivado e pensa em desistir. “Como nós estamos em um mercado competitivo, em um momento de dificuldade e em um evento que tem como tema inovação, a figura de Sandra pode levar o empresário a refletir interiormente e pensar que também pode conquistar tudo o que deseja”, conta.
“Toda empresa nasce de um sonho. Para realizar, você vai precisar de alguém, vai precisar fazer parcerias. Esse é o único modo de construir esse sonho e, tanto o BB quando a ACII estão aqui para ajudar os empresários a alcançarem seus objetivos”, informa o superintendente.
“A palestra magna com a Sandra Pires me deixou muito satisfeito”, afirmou o presidente da ACII, Hélio Araújo. Segundo ele, ela mostrou que o esporte tem muita semelhança com o empreendedorismo, pois demanda planejamento, foco e dedicação. “Isso é o que é importante, pois devemos pensar nossas empresas de forma diferenciada, por isso, nós da Associação Comercial temos essa preocupação de trazer ótimas palestras com o apoio de nossos diversos parceiros”.
A programação da Fecoimp continua. Então, acompanhe o que vai acontecer na Fecoimp até o sábado.