Assessor Chefe Élson Araújo e o presidente da FCI, Lucena Filho, na entrega das premiações na tarde de ontem

O festejo junino realizado pela Prefeitura, por intermédio da Fundação Cultural de Imperatriz - FCI, encerrou na noite do último domingo (15), na quadra esportiva do Viva Beira Rio. Durante os três dias de festividade, dezenas de grupos das mais diversas manifestações culturais se apresentaram ao público que lotou as dependências da quadra.

A quadra junina oficial foi aberta na sexta-feira (13) com as quadrilhas da APAE - Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais e da Casa do Idoso, convidadas para abrilhantar o evento. Durante as três noites quadrilhas e grupos de bumba-meu-boi, como a Mocidade Bacuriense, Bem Querer, Boi Valente, além do grupo de cacuriá Cazumba.
Após as apresentações especiais das quadrilhas e grupos folclóricos convidados, as quadrilhas concorrentes no concurso instituído pela Fundação Cultural de Imperatriz se apresentaram arrancando aplausos das milhares de pessoas que prestigiaram o evento. As torcidas vibravam com a apresentação de seus grupos preferidos, mas tudo em harmonia.
Paralelamente ao palco central, foi instalada a Sala de Reboco, que se tornou atração dos visitantes. No local, barracas de universidades e faculdade de Imperatriz vendiam comidas típicas e concorriam a variadas gincanas que movimentaram o meio universitário. No palco da Sala de Reboco as bandas Farol de Milha e Xote Xique alegraram o ambiente.
Após a apresentação da última quadrilha, o corpo de jurados constituído pelo professor de dança e bailarino Rafael Carvalho; pela arquiteta Cristina Galetti, pelo jornalista e produtor cultural Domingos Cezar, o jornalista André Alysson e a jornalista e professora Alda Queiroz escolheu, dentro de suas avaliações, as melhores quadrilhas.
De acordo com os jurados, a quadrilha Mensageiros do Rei teve a Melhor Coreografia e Noivos, a quadrilha Quebra Coco o melhor Marcador e Resgate da Cultura Tradicional, enquanto a quadrilha Zé Comeu, na opinião do corpo de jurados, apresentou o Melhor Figurino e Melhor Tema Musical.
Na Sala de Reboco, após as gincanas coordenadas por Axel Carlos Brito, foram apontadas como vencedoras das gincanas, a FEST - Faculdade de Educação Santa Terezinha (curso de Direito), em 1º lugar; o CEUMA - Centro de Estudos Universitários do Maranhão (curso de Engenharia de Produção) e FAMA - Faculdade Atenas Maranhense (curso de Administração em 3º lugar).
Na tarde de segunda-feira (16), na sede da Fundação Cultural de Imperatriz, o presidente Antonio Mariano de Lucena Filho fez a entrega da premiação aos vendedores e demais participantes. Em nome do prefeito Sebastião Madeira, o presidente agradeceu a participação de todos os grupos e garantiu a realização do evento para o próximo ano. (Domingos Cezar/ASCOM)