A Quadrilha Arrasta Pé chamou atenção do público com passos elaborados

Depois do jogo do Brasil o público de Imperatriz foi comemorar a vitória na Beira Rio do município. O espaço, que tem sido palco de uma das maiores festas que promovem a cultura popular maranhense, recebe atrações até este sábado (30). 
Centenas de pessoas fizeram parte do arraial promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (Sectur), com apoio cultural da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Grupo Mateus e Grupo Equatorial, na noite desta quarta-feira (27). 
A noite começou em grande estilo com o Forró Jorge Baião (Baião de Dois), que esquentou a galera fazendo com que quem foi prestigiar o evento arriscasse alguns passos. Para Ana Vitória Sales, 17 anos, a noite era de festejo, pois estava emocionada com a grande vitória da seleção brasileira. A jovem, que dançava com a sua amiga Celine Gonçalves, disse que com tantas atrações como as do São João de Todos seria um desperdício não se divertir. 
"Com um som desses é impossível ficar parada. Hoje vamos dançar a noite inteira para comemorar a vitória do Brasil. Tenho vindo para a Beira Rio algumas noites, e Imperatriz nunca viu uma festa tão bonita, cheia de atrações e organizada como essa", falou a estudante. 
O Boi Vitória, que é de Imperatriz, chegou trazendo alegria, pois os brincantes interagiram com quem estava presente. O grupo, que tem mais de 20 anos de existência, músicas de própria autoria e indumentárias de cores chamativas, chegou ao São João de Todos com toda a animação, contando a história de Catirina e pai Francisco, tradicional ao período junino maranhense. 
Vanderlei Gomes, coordenador geral do Boi Vitória, disse que a apresentação deste São João foi muito melhor em comparação com as outras. Este ano, o grupo de 45 integrantes recebeu uma estrutura nunca vista antes durante as apresentações. 
"Ficamos muito felizes em poder participar dessa festa tão bonita que o Governo do Estado nos proporcionou. Hoje a gente recebeu uma atenção e uma estrutura nunca vista antes, sendo que temos 25 anos de história. O sentimento que temos hoje é o de gratidão", ressaltou o coordenador geral do Boi Vitória.
A Quadrilha Arrasta Pé fez sua apresentação com passos elaborados, os dançarinos eram precisos em cada movimento. A organização e a sincronia eram o que mais chamavam a atenção de quem foi prestigiar o São João de Todos. 
"Achei tudo muito lindo, o grupo se apresentou lindamente, eu nunca tinha visto essa quadrilha. Amei as roupas, os acessórios e a coreografia. Amanhã venho de novo", falou a dona de casa Cleonice Moraes.
Kevin Baetz subiu ao palco com um repertório que misturou o arrocha, o forró e o sertanejo. O público vibrou desde a primeira canção e, além disso, cantaram e dançaram juntamente com o cantor.
Para o cantor Kevin Baetz, que mora em Imperatriz há cerca de 18 anos, o show foi espetacular principalmente por ver o público dançar ao som de suas canções. O músico ainda agradeceu ao Governo do Maranhão e a Sectur pela oportunidade concedida não só a ele, mas também para outros artistas locais.
"A festa do São João de Todos está muito linda, fico feliz em fazer parte dessa nova etapa que o Maranhão vive, onde o artista local é valorizado. Escolhemos o nosso repertório baseado nas paradas de sucesso, até para que o público se identifique cantando e dançando com a gente", disse Baetz.
A noite foi finalizada com Lairton e seus teclados, que subiu ao palco cantando o hit 'Morango do Nordeste'. O cantor tocou o melhor da seresta e do forró das antigas, fazendo o público relembrar de grandes sucessos. 
"Fico muito feliz pela oportunidade de estar aqui mais uma vez. A cidade de Imperatriz é muito marcante para mim, pois foi aqui que eu gravei o meu primeiro disco, foi o ponta pé da minha carreira. Me senti recompensado quando vi o público dançando e cantando ao som de nossas canções", disse Lairton.

Toca do Vale
Na noite desta sexta-feira (29), o cantor cearense Toca do Vale, que tem mais de 40 anos de carreira, se apresentará no São João de Todos de Imperatriz. O cantor promete levar seus principais sucessos na atualidade como 'Farra de Vaqueiro' e 'O que me prometeu', que contou com a participação especial de Wesley Safadão. Toca do Vale ainda hoje é intitulado por muitos como "Rei do Forró", pois leva para seus shows antigos e novos sucessos. 

Mostra de Quadrilhas 
Também nesta sexta se inicia a I Mostra Competitiva de Quadrilhas Juninas do Maranhão, como parte da programação do São João de Todos. A competição é uma realização da produtora Quarta Parede e apoiada pelo Governo do Maranhão, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, com o patrocínio do Grupo Mateus, Cemar e Grupo Equatorial.
A programação da Mostra será realizada na Beira Rio do município, sendo iniciada a partir das 18h30. Ao todo se apresentam 17 grupos de quadrilhas nos dois últimos dias do São João de Todos em Imperatriz. A Mostra tem por finalidade valorizar, difundir e incentivar uma das maiores manifestações populares da cultura brasileira que são os festejos juninos e as quadrilhas juninas.
Os grupos de quadrilhas terão a oportunidade de apresentar ao público e aos turistas que estiverem presentes toda a sua beleza, criatividade e animação em uma divertida disputa dos seguintes prêmios: 1º lugar - 1 carro 0 km ou 36 mil reais; 2º lugar - 1 moto ou 10 mil reais; e 3º lugar - 1 moto ou 7 mil reais. (Secap)