O Programa já é reconhecido regionalmente pela excelência com que desenvolve suas atividades

Funcionando em Imperatriz há cerca de cinco anos, o Programa Consultório na Rua, leva a centenas de pessoas, atendimento em saúde, possibilitando uma nova realidade aos moradores em situação de rua, que passam a ter uma expectativa de dias melhores. 
O Projeto, mantido pela Prefeitura Municipal de Imperatriz por meio da Secretaria de Saúde leva atendimento clínico aos moradores de rua independentemente dos locais onde eles se encontram. Praças e Postos de Gasolina são os principais pontos visitados diariamente, pois são os lugares que servem como ponto de encontro destas pessoas.
 “É um Consultório Ambulante, que já é reconhecido por onde passa e que surgiu para atender as pessoas nos locais onde elas permanecem. Então nossa van circula pela cidade em busca desses moradores de rua fazendo abordagens e oferecendo atendimento em saúde”, explica a coordenadora do programa Claudilene Fortaleza.
Quanto à logística de atendimento, ela ressalta que após o mapeamento dos principais locais de concentração do público alvo do consultório, os profissionais fazem a chamada aproximação, e a partir dai dar inicio aos atendimentos que podem perdurar semanas, meses ou ano, dependendo da necessidade de cada morador das ruas.
“A estratégia de abordagem é inspirada na ONG francesa médicos do mundo, que também atende moradores de ruas e prostitutas em uma clínica montada em um ônibus. E tem dado muito certo, pois percebemos a melhora na qualidade de vida destas pessoas que nós atendemos, pois elas também passaram a se cuidar melhor depois que começamos a atendê-los”, comemora Claudilene.
 “O objetivo principal do Consultório na Rua é levar cuidados e orientação aos pacientes atendidos onde quer que eles estejam. E isso representa um ganho muito grande para essas pessoas, que são carente de tudo, principalmente de cuidados e atenção”, ressalta a secretária de Saúde Conceição Madeira, ao falar da importância de se manter esse Programa no município. 
Vale ressaltar que nas visitas, são oferecidas consultas, orientações, entrega de medicamentos, e distribuídos kits com preservativos; além de realizar curativos em pessoas com cortes ou feridas. Em Imperatriz, os principais pontos visitados são: Beira Rio, Praça da Cultura, Praça Mané Garrincha e Posto Santa Teresa.
Conceição Madeira acrescenta que visando ampliar o número de beneficiados pelo programa, o Centro Terapêutico Casa do Senhor, mantido pela Igreja Católica, há cerca de 8 meses também conta com os atendimentos do consultório na rua “Lá os internos além de contar com os atendimentos recebidos in loco contam também com o auxilio da equipe para realização de exames, que em sua maioria são feitos em laboratórios no centro da cidade”, informa a secretária.
Dados - Vale ressaltar também que o Programa já reconhecido regionalmente pela excelência com que desenvolve suas atividades. c. Hoje o programa atende cerca de duzentas pessoas, entre elas, moradores de rua, usuários do centro POP e internos do Centro Terapêutico. Estas pessoas são acompanhadas regularmente por uma equipe multidisciplinar, composta por Médico, Enfermeiro, Assistente Social, Técnicos de Enfermagem, Psicóloga e Agente Social. Maria Almeida [ASCOM]