Raimundo Primeiro

Em razão de complicações pós-cirurgia no coração, morreu, em Goiânia (GO), nessa quarta-feira (9), o publicitário José Moreira.  especial a implantação do sistema de televisão, Moreirinha, como era mais conhecido, foi um dos responsáveis pela implantação do sistema de comunicação em Imperatriz. José Moreira também foi apresentador de telejornal. Atuou na TV Karajás. Na época, portanto, um multimídia.
O eletrotécnico Francisco Ramos trouxe para a cidade, fruto de árduo trabalho, o sinal de televisão. Assim, os imperatrizenses tiveram acesso a um dos mais importantes meios de informação e entretenimento da história: a televisão.
Eles contaram com a colaboração de mais uma pessoa: Osvaldo Nascimento integrou a equipe que conseguiu fazer com que os imperatrizenses assistissem programações da Rede Globo (Rio de Janeiro) e da TV Tupi (São Paulo). Os programas vinham via fitas VHS. Só o “Jornal Nacional” era transmitido por satélite. Portanto, um trabalho de fôlego, de pioneirismo, de desbravadores.
As adversidades foram enormes, principalmente a falta de conexão com os grandes centros, diante da distância e das condições inacessíveis das estradas, que, à época, dificultavam a logística, fazendo demorar a vinda dos equipamentos que culminariam com a implantação do sistema de televisão na principal cidade do interior maranhense. Imperatriz aflorava potencial no âmbito da comunicação televisiva.
Moreirinha ajudou Ramos a instalar a TV Tropical, criada em 1978, por meio de uma sociedade firmada com o empresário Raimundo Cabeludo, hoje proprietário do Sistema Nativa de Comunicação, formado pela Rádio Nativa FM (99,5) e pela TV Nativa, Canal 13, afilada da Record TV, e Antônio Rodrigues de Bayma Junior, mais conhecido por Bayma Jr, ex-interventor estadual na Prefeitura de Imperatriz, em 1973, em razão da cassação do mandato do prefeito José do Espírito Santo Xavier.
Muitos profissionais da comunicação imperatrizense começaram por meio do incentivo de Moreirinha, entre os quais Jussara Cerqueira, hoje apresentadora do “É Demais”, na TV Difusora, SBT, Canal 7, que também teve incursão pelo colunismo social.
O jornalista Sérgio Macedo, atual secretário de Comunicação da Prefeitura de Imperatriz (PMI), foi diretor de Jornalismo da TV Tropical, localizada na avenida Dorgival Pinheiro, Centro, nos altos do prédio da Eletrônica Ramos, cujo proprietário era Francisco Ramos, o timoneiro da comunicação na terra do Frei.
Segunda emissora a entrar no ar em Imperatriz na condição de retransmissora da Band, três anos após a TV Imperatriz, a atual TV Mirante (no ar, desde 1992), afiliada da Rede Globo, Canal 10, a TV Tropical, desde 1992, pertence ao empresário e político Francisco Pereira Lima, mais conhecido por “Chico do Rádio”, ex-prefeito de Davinópolis, hoje denominada de TV Chico do Rádio Comunicação (CRC), Canal 4, localizada na avenida Bernardo Sayão, bairro Nova Imperatriz.

Informação – Divulgada no princípio da tarde da quarta-feira (9), a notícia da morte de José Moreira repercutiu rapidamente. Mensagens de jornalistas, amigos, enfim, de ex-colegas de trabalho, foram postadas nas redes sociais, principalmente no facebook.

Repercussão
O jornalista William Marinho, colunista político de O PROGRESSO, comentou assim: “Mais uma notícia triste no meio jornalístico. Faleceu um dos mais antigos apresentadores de TV de Imperatriz, José Moreira, que por longos anos trabalhou na extinta TV Karajás, ao lado do também pioneiro Francisco Ramos”.
Para o empresário Francisco da Silva Almeida, “Chico Brasil, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Imperatriz (CDL), trata-se de uma “grande perda, uma perda irreparável”. De acordo com o líder empresarial, a comunicação da cidade deve “muito, tem muito que agradecer, ao trabalho desempenhado por profissionais da estirpe de José Moreira.
“Descanse em paz, Moreirinha, ciente de ter contribuído em muito com o crescimento de Imperatriz e, claro, através de uma área de fundamental importância hoje em dia: a da comunicação. Fique na paz de Deus!”, Chico Brasil.
O jornalista Elson Araújo disse que José Moreira realmente deixa um vazio no meio televisivo local. “Com muita tristeza, recebo essa notícia. Zé Moreira, além de um grande amigo, tinha meu respeito pelo ser humano que era e, ainda, por ter sido um dos pioneiros da comunicação no rádio e tv”, reforçou o colaborador deste jornal. Elson, lembrou, a propósito, ter sido Moreira um dos primeiros apresentadores de tv da cidade.
A equipe da Rádio Terra FM (105) também externou sentimentos pela morte de José Moreira. “Nós que fazemos a  Rádio FM Terra lamentamos profundamente pela morte do nosso parceiro comercial, sobretudo amigo, José Moreira, carinhosamente conhecido por Moreirinha. A história da comunicação imperatrizense se confunde com a história de vida e dedicação do querido Moreirinha. Por causa de complicações após cirurgia cardíaca, Moreirinha morreu, hoje (9), em Goiânia. Perdemos um homem dedicado, profissional e muito carismático. Nossos sentimentos à família e aos amigos do eterno José Moreira (Moreirinha)”.
“Venho, aqui, deixar meus sinceros sentimentos a toda família e amigos do nosso querido MOREIRINHA. Que nosso amigo descanse em paz”, ressaltou Henrique Pereira Reis.