Escolas da rede municipal de ensino participaram nesta terça-feira, 21, da 15ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, OBMEP. Trata-se de um projeto desenvolvido pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, IMPA e Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, MCTIC. Objetivo é promover e estimular o estudo da matemática, além de melhorar os índices da educação básica.
Foram aplicados cadernos de provas contendo 20 questões, específicas para alunos de 6º ao 9º ano. O exame tem duração de duas horas para resolução das questões. Ao final, todos os professores auxiliam na correção das avaliações, com as máscaras de gabarito, para facilitar a agilidade do processo.
Para o professor de matemática da Escola Municipal Giovanni Zanni, João Márcio Matos, a iniciativa auxilia a acompanhar o desempenho dos alunos. "Percebemos a empatia dos alunos em relação aos conteúdos abordado na prova, o reconhecimento dos assuntos vistos em sala de aula e acreditamos que estamos caminhando, a passos largos, para algo que mais tarde colheremos frutos muito bons para a educação", destacou.
Realizando a prova pela primeira vez, Gustavo Talison Costa Silva, 6º ano, afirma ter gostado. "A prova estava boa. Só teve uma questão que me deu problema, mas deu certo, porque gosto de matemática", relatou. (Sara Ribeiro-Ascom)
Publicado em Cidade na Edição Nº 16384
Comentários