O secretário Iramar Cândido (Administração) diz que município deve implantar sistema de protocolo digital em Imperatriz

Gil Carvalho

A realização de estudos para viabilizar a implantação do sistema de protocolo digital em diversos órgãos do município de Imperatriz começa a ser discutida pela Secretaria Municipal de Administração e Modernização (Seamo).
De acordo com o secretário Iramar Cândido Lima (Administração), o objetivo é instalar em médio prazo a nova tecnologia no serviço público do município de Imperatriz. “A meta é eliminar consideravelmente a utilização de papel, passando para nova tecnologia conhecida como ‘protocolo digital’”, disse.
Para ele, esse é um projeto considerado ambicioso para a Prefeitura de Imperatriz, porém considerado de suma importância na redução dos custos operacionais e de preservação ao meio ambiente. “Esse projeto colocará Imperatriz na vanguarda na implantação do projeto A3P, servindo de exemplo para os demais municípios do Maranhão e do Brasil”, frisou.
Iramar Cândido, que participou no começo do mês do 8º Fórum da Agenda Ambiental, em Brasília, assinalou os bons exemplos apresentados durante o evento por diversos órgãos do Governo Federal. “A Receita Federal utiliza 100% o sistema de protocolo digital, eliminando o papel no serviço público”, contou.
O secretário observou que o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJ-TO) também adotou o sistema de protocolo digital, acabando com a utilização do papel nas repartições do órgão. “Nós observamos exemplos de sucessos, bem como a existência de tecnologia para implantação do protocolo digital”, acrescentou.
Ele reitera que o município pretende conhecer in loco a nova tecnologia para implantá-la em vários órgãos da Prefeitura de Imperatriz. “Em Brasília, fizemos uma visita ao Ministério do Meio Ambiente, que se colocou à disposição para prestar orientações ao município de Imperatriz, no tocante a essas novas práticas tecnológicas implantadas no serviço público”, finalizou.